Artigo: Pesquisa de avaliação do governo Lula: estamos no rumo certo!, por Camila Moreno

Algumas pinceladas de opinião sobre o resultado da pesquisa de avaliação de Lula e do Governo anunciados pela Pesquisa Genial/Quest de ontem (16/08)

Arquivo pessoal

Camila Moreno, dirigente do PT

O Instituto Genial/Quest publicou ontem os dados de pesquisa quantitativa de avaliação do Presidente Lula e de seu governo. Uma coisa é certa: temos muito o que comemorar! Lula teve crescimento em sua avaliação positiva de 9 pontos porcentuais, chegando a aprovação de até 60% dos eleitores.

A aprovação de Lula cresceu em quase todas as regiões do país. Cresceu entre homens e mulheres, em todas as faixas etárias, de renda, de escolaridade e de religião. Esse dado, inclusive, é um dos mais importantes revelados pela pesquisa: pela primeira vez, a avaliação positiva de Lula entre os evangélicos supera a negativa, com 50% de aprovação, diante de 46% de desaprovação.

Outro dado importante: 25% dos eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, aprovam o mandato de Lula em 2023.

Ou seja, depois de tantas mentiras propagadas por Bolsonaro e seus apoiadores, depois de tanto medo disseminado por neofascistas e neoliberais, sobre que poderia significar a volta do PT à presidência, os brasileiros estão percebendo que o Governo Lula está melhorando a vida do nosso povo. Essa percepção também se revela na avaliação da melhora atual da economia e no otimismo em relação à mesma, ou seja, as pessoas acham que o país tende melhorar ainda mais. Essa perspectiva potencializa ainda mais o desenvolvimento, o investimento e o crescimento do país, como já vimos nos governos anteriores do PT.

Importante ressaltar que as ações positivas do Governo mais citadas pela população são o Bolsa Família de 600 reais, as políticas de proteção à Amazônia, o Minha Casa Minha Vida, o aumento do salário mínimo e a proteção aos mais pobres, ou seja, com as políticas sociais, ambientais e de acesso à renda no comando da nossa política, vamos bem, no sentido do programa que elegeu Lula presidente.

A pesquisa também apontou desafios importantes a serem enfrentados pelo nosso governo: é urgente que nos debruçarmos no enfrentamento à mentira disseminada por tanto tempo que ligava Lula e o PT à corrupção. Tantos anos de desinformação, de capas de revistas sensacionalistas, de horas de jornais da grande mídia e de perseguição judicial precisam ser desmascaradas. Foram os governos do PT que permitiram que a corrupção no país fosse investigada com transparência, que criaram órgãos independentes de controle e acesso à informação.

Outro desafio apontado pela pesquisa é o enfrentamento à violência, citado por 96% dos brasileiros. Políticas concretas de segurança pública com resultados a curto, médio e longo prazo devem ser prioridade da nossa atuação.

Um dado muito interessante, que demonstra mais um grande acerto de Lula: os juros altos são um problema para 87% dos brasileiros. Além de uma grande campanha pela queda dos juros, devemos explicar para todos e todas que essa política de juros é mantida pelo Presidente do Banco Central indicado por Bolsonaro, contra a defesa do Presidente Lula, que luta por uma política de juros mais baixa.

E outro dado que chama muito atenção e deve ser ressaltado: 80% dos brasileiros reconhecem o racismo como grave problema no país, que deve ser enfrentado. Esse número é um avanço para um país racista e desigual. Enfrentar o racismo deve estar no centro de toda atuação do nosso governo.

Outro desafio, é fazer com que a avaliação positiva de todo o Governo Lula cresça junto com a avaliação pessoal de Lula, o maior líder popular que esse país já forjou e o melhor presidente que esse país já teve. Para isso, precisamos todo o governo seja como Lula: popular, altivo, de massas, dirigente e profundamente sensível às demandas daqueles e daquelas que mais precisam.

O resultado dessa pesquisa é, sem dúvida, uma grande alegria! Lula assumiu à presidência de um Brasil destruído pelo neofascismo, pelo neoliberalismo e pelo negacionismo de Bolsonaro e de um mercado financeiro interessado apenas no lucro de poucos. Saímos de um Brasil de desemprego, inflação, atraso, fome e pessimismo para retomarmos a reconstrução de um país de oportunidade, inclusão e otimismo, afinal de contas, foi justamente para isso que nós fizemos o L!

Camila Moreno é membro da Direção Executiva Nacional do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast