Assista: primeiro debate preparatório para o 7º Congresso Nacional do PT

Com abertura de Gleisi Hoffmann, evento realizado na Fundação Perseu Abramo convida Luiz Gonzaga Belluzzo para debater o tema Democracia x Capitalismo

O Partido dos Trabalhadores deu início nesta segunda-feira (5), na Fundação Perseu Abramo em São Paulo, à primeira atividade dos Seminários Preparatórios ao 7° Congresso do Partido, cuja etapa nacional acontece em novembro. O tema escolhido para abrir os debates que ocorrerão nos próximos meses é sintomático: Capitalismo X Democracia”, intermediado pelo professor e economista Luiz Gonzaga Belluzzo.

Na apresentação do evento, a presidenta Gleisi Hoffmann explicou as razões que levaram à escolha do tema e à realização do ciclo. “Esses eventos serão muito importantes porque trazem temas precisos e que estão no centro do debate político do Brasil e do mundo. Fazer esses debates é muito importante para que o partido chegue ao seus 7º Congresso totalmente preparado, com todas as informações necessárias para dar início a uma nova fase em sua história”, avalia.

Debate com Luiz Gonzaga Belluzzo

A percepção da presidenta do partido foi logo corroborada pelo palestrante, que fez balanço preciso sobre a conturbada relação entre a ascensão do capitalismo e a transformação das democracias no século 20 – até a atualidade.

“A convivência entre capitalismo e democracia nunca foi tranquila. O capitalismo conviveu muito bem com ditaduras (…) mesmo quando há um exercício que permita à maioria escolher o seu sistema político, isso inevitavelmente pode também levar a governos autoritários”, ilustra Belluzzo, para quem é o sistema financeiro o grande “arquiteto” dos tortuosos rumos políticos que têm levado ideais de extrema-direita de volta ao poder.

“A lógica que preside esses sistemas financeiros (que estão tomando de assalto as democracias em várias partes do mundo) é a da concentração de renda e da desigualdade Nós estamos assisitindo a um verdadeiro terremoto no pensamento econômico mundial na tentativa de encontrar uma explicação para estes fenômenos”, resume.

Na próxima segunda-feira (12), o debate será intermediado pela professora e filósofa Marilena Chauí.

Da Redação da Agência PT de Notícias