Ato contra a redução da maioridade invade as redes e as ruas
Praças de 73 cidades brasileiras amanheceram coloridas em manifestação contra redução da maioridade. Mais de 20 mil pessoas participam de evento no Facebook
Publicado em
Motivado pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/93, na semana passada, na Câmara dos Deputados, que diz respeito a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o movimento “Amanhecer contra a Redução”, organizado pelas redes sociais, decorou dezenas de praças em 23 estados brasileiros na madrugada desta quarta-feira (29).
Praças de 73 cidades brasileiras amanheceram coloridas contra a redução da maioridade penal. O Rio de Janeiro foi o estado com maior participação popular, na maioria jovens, até agora. Decoradas de laranja e roxo e cartazes afirmando que “a redução não é a solução”, os manifestantes pediam mais educação e menos cadeia.
No evento criado no Facebook, com mais de 20 mil participantes, imagens das praças começaram a aparecer no início da manhã. Rondônia (RO), Natal (RN), Ouro Preto e Belo Horizonte (MG), Brasília e Taguatinga (DF), Guarulhos, Franco da Rocha, Limeira (SP), Curitiba (SC), Recife (PE), Tocantins (MS) e Madureira, Niterói, Caxias, Copacabana, Vila Isabel, Grajaú, Ilha do Governador, Botafogo, Volta Redonda, Taquara e Lapa, no Rio de Janeiro.
Muitas histórias estão sendo contadas no grupo criado na rede social. Na praça Xavier de Brito, no Rio de Janeiro, o usuário Victor Belart postou a imagem de Thiago, aproximadamente 12 anos, que trabalha na praça conduzindo cavalos para que famílias da classe média possam passear. Curioso, o menino se aproximou e, segundo Belart, ajudou a colorir a praça contra a redução da maioridade penal.
Também no Rio de Janeiro, estudantes do Colégio Pedro Segundo, no Centro da cidade, ajudaram a decorar a praça que fica entre a Marechal Floriano com Avenida Passos. No Recife, 1.200 passarinhos foram distribuídos na cidade em alusão à tag #voajunvetude, usada pelo movimento.
Os organizadores da mobilização também convocaram um twittaço para as 14h desta quarta-feira (29). A tag a ser utilizada é #reduçãonãoéasolução.
Da Redação da Agência PT de Notícias