Bahia avança em acordos de cooperação com China e Emirados Árabes

Parte da comitiva de Lula em agendas bilaterais, Jerônimo Rodrigues firmou importantes parcerias para atrair investimentos, caso da chinesa Huawei , que viabilizará a construção de um parque tecnológico no estado

Os acordos firmados pelo governo da Bahia com a China irão atrair investimentos ao estado (Foto: Daniel Senna)

Na esteira da viagem do presidente Lula à China e aos Emirados Árabes, no âmbito do fechamento de acordos estratégicos ao Brasil, o governo da Bahia também firmou importantes parcerias com os dois países nas mais de duas semanas de agendas bilaterais. O foco dos acordos está na atração de investimentos para acelerar o desenvolvimento do estado governado por Jerônimo Rodrigues.

Um dos principais acordos foi firmado com a empresa chinesa de tecnologia Huawei. De acordo com o governo baiano, a companhia, que já tem parcerias com a Bahia, deve ampliar a cooperação para viabilizar a construção de um parque tecnológico no estado. O empreendimento irá permitir o desenvolvimento de novos projetos e contribuir na formação mão de obra especializada no setor.

Para o setor agropecuário, um acordo de cooperação entre empresas da Bahia e a chinesa Deej Word foi fechado já no início da visita à China. A companhia chinesa concentra atividades tanto na produção de alimentos quando em produtos de medicina natural.

Nos Emirados Árabes, a Bahia assinou com a empresa Acelen um memorando de entendimentos que permitirá um aporte ao estado de R$ 12 bilhões durante a próxima década. O investimento visa a produção de combustíveis de fontes renováveis, como diesel verde e querosene de avião. Segundo o governo da Bahia, as fontes serão produtos como soja, macaúba e dendê, entre outros tipos de óleos.

Carros elétricos

“Em uma série de encontros com a BYD, antes e depois de integrar a comitiva presidencial, a missão baiana também avançou em duas frentes”, relata comunicado do portal do governo do Estado. “A primeira, com apoio também do governo federal, para que a empresa se instale em Camaçari com uma fábrica de carros elétricos ocupando a planta industrial da Ford”, destaca o site.

“Projeto que recebeu apoio também do presidente Lula, garantindo o estudo de incentivos federais para a vinda do empreendimento para a Bahia”, notcia.

Além disso, a empresa dará seguimento a uma obra para implantar o sistema VLT, que utiliza eletricidade para o transporte ferroviário A BYD venceu a licitação para a obra e o governador, além de ter feito viagens pelo sistema, discutiu mudanças no contrato para acelerar o projeto na Bahia.

“Reuniões com as empresas CCCC e CR20, que são acionistas da Concessionária da Ponte Salvador-Itaparica, também foram agendas do governador durante o período na China”, informa o governo baiano.

Além disso, Jerônimo participou de reuniões e fez visitas às fábricas das empresas Sinoma Blade e Goldwing, do ramo de geração de energia renovável. “Ambas já com negociação em andamento para se instalarem ou ampliarem seus investimentos na Bahia”, destaca o site.

Da Redação, com governo da Bahia

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast