Bancada repudia violência contra manifestantes na Colômbia

“O que ocorreu na Colômbia neste mês foi um verdadeiro massacre contra manifestantes”, denunciam os parlamentares

Site do PT

Violência contra população na Colômbia

A bancada do PT no Senado divulgou nota de repúdio à violência policial imposta pelo presidente da Colômbia, Iván Duque, às manifestações populares contra a pobreza, a desigualdade e a fome no país. A seguir, a íntegra do documento.

Nota sobre a situação da Colômbia

A Bancada do PT no Senado expressa seu veemente repúdio à extrema violência policial que o governo colombiano de Iván Duque vem desencadeando contra manifestantes populares que protestam contra as políticas neoliberais e o aumento da pobreza, da desigualdade e da fome na Colômbia.

Com efeito, o que ocorreu na Colômbia neste mês foi um verdadeiro massacre contra manifestantes, em sua imensa maioria pacíficos, que contraria todos os tratados e convenções relativos aos direitos humanos.

Tal massacre já resultou na morte de 50 pessoas, no “desaparecimento” de ao menos 300 indivíduos, em mais de 500 feridos e em dezenas de casos de estupros de manifestantes do sexo feminino.

Colômbia está totalmente militarizada e a repressão violenta ainda se abate indiscriminadamente contra todos que ousam protestar contra o governo de Iván Duque. Algumas localidades, como a de Siloé, em Cali, estão sitiadas por forças militares.

Tais protestos são insuflados pela grave deterioração da situação social de Colômbia, provocada pelas políticas neoliberais do governo Iván Duque e agudizada pelo fato de que esse governo intenta colocar os custos do combate à pandemia nas costas das trabalhadoras e trabalhadores da Colômbia.

Também tem papel de relevo no desencadeamento das manifestações a paralisação intencional, por parte do governo Iván Duque, do processo de paz, que visa dar término à mais longa guerra civil da história, que marca profundamente a vida dos colombianos.

A Bancada do PT no Senado entende que o governo de extrema-direita da Colômbia deve cessar de imediato a repressão policial e os assassinatos e “desaparecimentos” de manifestantes, e convocar todas as forças políticas e populares colombianas com o intuito de encontrar saída pacífica e negociada para a gravíssima crise por que passa aquele país irmão e vizinho, sob pena, inclusive, de ser submetido a eventual julgamento ante o Tribunal Penal Internacional.

Por último, manifestamos nossos pêsames às vítimas da violência, nossa irrestrita solidariedade ao grande povo da Colômbia e apoio às investigações que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos pretende desenvolver naquele país.

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast