Base aliada de Temer silencia sobre afastamento de Aécio

Líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini destaca o silêncio dos golpistas sobre a decisão do STF de afastar o senador tucano Aécio Neves do mandato

Lula Marques/Agência PT

Senador Neves (PSDB-MG)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (26), afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato e determinou seu recolhimento domiciliar noturno.

Os ministros da Primeira Turma do STF negaram, entretanto, o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para prender o senador Aécio.

O senador tucano é acusado de corrupção passiva e obstrução da Justiça, por pedir e receber R$ 2 milhões da JBS, além de ter atuado no Senado e junto ao Executivo para embaraçar as investigações da Lava Jato.

Sobre o afastamento de Aécio, o deputado e líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (PT-SP), destacou o silêncio da base aliada do ilegítimo Michel Temer sobre o assunto.

“Me espanta muito a liderança da base do governo ressaltar a carta do Palocci e não falar um pio sobre o afastamento do senador Aécio Neves. Eles querem fazer de conta que não aconteceu nada como Aécio. Ele foi afastado pelo STF e a base governista não toca nesse assunto? Covardes, covardes que não têm coragem de debater o que ocorre no Brasil”, acusou Zarattini.

Aécio foi afastado pelo STF e a base governista não toca nesse assunto? Covardes, covardes que não têm coragem de debater o que ocorre no Brasil

Carlos Zarattini

Segundo o líder, o silêncio sobre fatos graves comprovados contra Aécio – “ícone” da mídia golpista que se aliou ao governo ilegítimo de Temer para derrubar a presidenta Dilma Rousseff, legitimamente eleita – demonstra a negação dessa ala que compõe o cenário político brasileiro, de não aceitar e enfrentar a realidade que bate às suas portas: o favoritismo do maior líder político da América Latina, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Eles não querem reconhecer que Lula, apesar de todas as denúncias e acusações infundadas continua crescendo na opinião popular porque o povo já entendeu qual a jogada. O povo brasileiro já entendeu que o objetivo da Lava Lato é o mesmo objetivo dos golpistas: tirar o Lula da disputa eleitoral. É impedir que se retome o processo de desenvolvimento em nosso País”, alertou.

Zarattini condena silêncio dos golpistas sobre afastamento de Aécio Neves Me espanta muito a liderança da base do…

Publicado por Carlos Zarattini em Quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Carlos Zarattini observou ainda que esses fatos precisam ser debatidos e diluídos pela sociedade.

“É lamentável o silêncio da base sobre o afastamento do Aécio Neves. Vamos discutir essas questões que dizem respeito à democracia do nosso País. Nós queremos garantir a democracia”, afirmou.

O senador e líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), destacou que, mesmo com a decisão, “continuamos com a incrível marca de nenhum tucano preso”.

Mesmo com a decisão, continuamos com a incrível marca de nenhum tucano preso.

Publicado por Lindbergh Farias em Terça-feira, 26 de setembro de 2017

Colega de bancada de Zarattini, o jurista e deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) discordou da decisão do Supremo, mas ressaltou que um afastamento definitivo de Aécio da vida política seria “um ganho para a cidadania brasileira”.

“Considero Aécio Neves, juntamente com Michel Temer, uma das piores figuras da República e da história do Brasil. Aécio Neves não tem nada de bom e ele, se de fato sair da vida pública, será um ganho para a cidadania brasileira. Dito isto, eu quero dizer que não concordo com essa decisão do STF. Ao contrário desses tucanos que são lamentáveis, medíocres e vingativos, eu não fico batendo palma para decisão arbitrária, como, por exemplo, eles fizeram ontem com José Dirceu. A decisão do Supremo significa uma ingerência na política absolutamente indevida”, ponderou Damous.

A decisão do Supremo significa uma ingerência na política absolutamente indevida

Wadih Damous

"Considero Aécio Neves uma das piores figuras da história do Brasil. Aécio, se de fato sair da vida pública, será um ganho para a cidadania brasileira. Dito isto, eu quero dizer que não concordo com essa decisão do STF". Assista na íntegra! Vote no Wadih no Prêmio Congresso em Foco e fortaleça o mandato: http://bit.ly/votenowadih#SeriedadeNaPolítica

Publicado por Wadih Damous em Quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Já o deputado Padre João (PT-MG), considerou que, mesmo com o questionamento sobre a competência do STF em afastar o senador, a decisão acontece por omissão do Senado.

“A Casa se omite, então o STF tem que atuar. Foi o que aconteceu. O senador Aécio Neves teve prova de mala de dinheiro, tem provas de obstrução à Justiça, com áudio, inclusive o diálogo dele com o próprio Gilmar Mendes. Então é justa sim o afastamento de Aécio Neves”.

Padre João ainda destacou que o “recolhimento noturno” decidido pelo Supremo é, na verdade, a prisão domiciliar do tucano.

Publicado por Padre João PT em Quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast