Martvs participa de plenária com lideranças Quilombolas do país

Políticas e programas voltados para as comunidades quilombolas sofreram enorme retrocesso após o golpe que tirou a presidenta Dilma do poder em 2016

A direção nacional do PT esteve representada hoje, 14 de junho, pelo Secretário Nacional de Combate ao Racismo, Martvs das Chagas, na plenária nacional da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ. O evento está sendo realizado no Quilombo do Mesquita, em Cidade Ocidental-GO, e conta com representações de todos os estados.

No Brasil existem mais de 6.000 quilombos espalhados em 24 estados da federação, com aproximadamente 16 milhões de pessoas tentando construir suas vidas com dignidade. As políticas e os programas voltados para as comunidades tradicionais quilombolas sofreram enorme retrocesso após o golpe que tirou a presidenta Dilma do poder em 2016.

Secretário Nacional de Combate ao Racismo, Martvs das Chagas

“Essa realidade que impõe grandes dificuldades para a sobrevivência e fortalecimento das comunidades, faz com que as lideranças negras dos quilombos procurem reforçar sua organização e buscar novos mecanismos de luta, e no que depender do PT, sempre poderão contar conosco, diz Martvs.

Ivo Fonseca, liderança quilombola do Maranhão e um dos fundadores da CONAQ, reforçou que o momento pelo qual passa o país é muito delicado, com a possibilidade de criminalização dos movimentos sociais e avanço de uma pauta conservadora na sociedade e, para tanto, somente a organização e a disposição para o enfrentamento farão com que o respeito às diferenças e o direito à terra seja uma realidade no Brasil.