8 de janeiro, Dia de Defesa da Democracia e Combate ao Golpe de Estado

Nota do Setorial Nacional de Segurança Pública do PT para reafirmar a sua fé inabalável na defesa da democracia; o Dia da Infâmia não pode ser esquecido

PT Nacional

Setorial Nacional de Segurança Pública do PT anuncia a filiação de agentes policiais ao partido

O dia 8 de janeiro de 2023 representa o dia da resistência do povo brasileiro contra um golpe de estado proporcionado pelas forças nazifascistas, da necropolítica, da antipolítica, da morte, do negacionismo, da intolerância religiosa de maioria pseudocristã, da direita extrema,  das fake News e suas milícias digitais.

A Capital Federal foi tomada por uma súcia ensandecida que além de querer a morte da democracia, queriam a morte de juízes do STF, de políticos de esquerda e progressistas, a morte de militantes, de ativistas, de jornalistas, de professores e também a morte de policiais.

O Dia da Infâmia não pode ser esquecido, aqueles que participaram da barbárie que patrocinaram, planejaram e executaram o golpe de estado, precisam ser exemplarmente punidos. São terroristas e assim devem ser tratados ante a letra fria da lei.

Entretanto precisamos fazer a lição de casa, trabalhar arduamente para combater toda forma de golpismo, de manipulação, combater o ódio, o nazismo, o fascismo, seja nas ruas, nas redes, no trabalho. Precisamos de uma lei de regulação de mídias sociais, o mundo inteiro já está debatendo e inclusive implementando a lei de mídias.

Há anos atrás, o golpe civil militar de 1964 que lançou o país em trevas que duraram duas décadas, também foi um golpe que usou a manipulação, pessoas acreditaram em uma invasão comunista, foi um golpe feriu de morte nossa democracia mas também feriu de morte o raciocínio de alguns e de certa mídia que alimentou a inverossímil invasão comunista que até nos dias de hoje foi usada aos borbotões para alimentar a ignorância e o pior, muitos acreditaram.

Não se podemos esquecer que o golpe de 1964 teve a participação dos Estados Unidos e não só dos traidores da pátria, civis e militares.

Não podemos mais tolerar o desrespeito a vontade do povo brasileiro, ambos golpes eram contra a vontade do povo que elegeu seus representantes através do sufrágio universal, a vontade do povo Brasileiro que em 2023 que elegeu o presidente Lula foi a mesma vontade do povo brasileiro que em 1960 fez suaescolha pois almejava a justiça social e a melhoria da sua condição de vida.

O Setorial Nacional de Segurança Pública do PT, sua Executiva Nacional, seus Coordenadores e Coordenadoras Estaduais,  os seus Núcleos de Combate ao Nazifascismo, de Análise e Inteligência e Políticas Penais, seus membros e membras compostos por militância, acadêmicos e profissionais das forças de segurança pública reafirmam a sua fé inabalável em defesa da democracia.

Somente a Democracia e o exercício da Democracia é que se permitiu que um metalúrgico se tornasse presidente da República.

Nazifascistas Não Passarão, Viva a Democracia, Viva os Trabalhadores e as Trabalhadoras.

Viva Luiz Inácio Lula da Silva.

Brasília, 08 de janeiro de 2024

Setorial Nacional de Segurança Pública do PT