Brasileiros em Portugal se unem em defesa da democracia e dos direitos das populações migrantes

Reunião evidenciou a diversidade e a esperança na atuação das várias organizações, ecoando o sentimento de união em torno do Governo do presidente Lula

Site do PT

A resolução está disponível em PDF para baixar

Em reunião no dia 26 de janeiro, convocada pelo Núcleo do PT em Portugal, organizações de brasileiras e brasileiros dialogaram sobre o processo eleitoral em Portugal e a Política do Governo Lula para a população brasileira no exterior.

As/os representantes avaliaram a conjuntura política e informaram sobre as atividades que estão realizando a propósito das eleições de 10 de março:

– O Restaurante Cicero Bistrot vai receber debate com Christian Lynch no dia 2 de fevereiro, e está organizando, junto com a Associação Brasil-Portugal 200 Anos, debate sobre política migratória entre PS e PSD;

– A Associação Portuando vai realizar, junto com a Iniciativa dos Comuns, um Encontro das Comunidades Migrantes do Porto, no dia 10 de fevereiro, na Associação da Pasteleira;

– O Comitê Popular de Mulheres em Portugal organizou o “Manifesto Educar para um outro Amanhã, Já!”, aberto para subscrição: https://www.peticao.online/manifesto_educar_para_um_outro_amanha_ja:

– No âmbito das Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores, o Núcleo do PT em Portugal vai dialogar solidariamente com os parceiros em Portugal (PS, PCP e Bloco de Esquerda) sobre a conjuntura política e os desafios eleitorais.

No sentido de aprofundar pautas na defesa da democracia e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores migrantes, serão realizadas as seguintes ações:

1. As Associações e Coletivos brasileiros vão dialogar e reunir com outras organizações antirracistas e de migrantes no dia 3 de fevereiro, visando elaborar um documento com pautas das populações migrantes, entre outras articulações, contra o racismo e a xenofobia;

2. O Núcleo do PT Lisboa vai elaborar Carta dirigida ao presidente Lula, a subscrever pelas organizações, solicitando atuação do Governo Brasileiro com relação ao crescimento de casos de discriminação e violência contra a população brasileira em Portugal;

3. As organizações voltarão a reunir no dia 17 de fevereiro para balanço e atualização das ações.

A reunião evidenciou a diversidade e a esperança na atuação das várias organizações, ecoando o sentimento de união em torno do Governo do presidente Lula, e buscando aprofundar o papel da diáspora brasileira, organizar e contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas inclusivas e representativas.

Inscreva sua organização para participar dos próximos diálogos, entrando em contato com uma das organizações participantes, ou através do formulário: https://forms.gle/ioAWQ5yQy2rHrVKV8

Estiveram presentes representantes e militantes das seguintes organizações:

ALCC – Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania
ASCULP – Associação de Cidadania e Cultura de Língua Portuguesa