Ceará sem Racismo: Encontro cria comissão pró-Secretaria Estadual

Encontro da Militância e das Pré-Candidaturas Negras do PT Ceará contou com militantes de ponta a ponta do Estado, que terá 1.460 candidaturas negras às eleições municipais de 2020

O dia 02 de setembro de 2020 foi um dia histórico para as e os que têm nos olhos a esperança de Palmares e a herança histórica de Preta Simoa e Chico da Matilde. Negras e negros discutindo a verdadeira política do Ceará sem Racismo e a violência contra a população negra, além de falar sobre a profunda necessidade de ocupar todos os espaços necessários para a defesa da vida e dos direitos da população negra, seja no acesso às políticas públicas ou no reconhecimento das territorialidades negras em nosso estado.

O Encontro da Militância e das Pré-Candidaturas Negras do PT Ceará contou com gente nossa de, ponta a ponta do Estado, apresentado a nossa diversidade e a unidade para combater as diversas opressões. A nossa tarefa central é fazer voz coletiva na construção da linha política do Partido das/os Trabalhadoras/es no enfrentamento e combate ao racismo, como também no fortalecimento das candidaturas negras e não negras do PT.

Nessa roda de conversa e de revolução contamos com a presença de nosso companheiro Martvs Chagas, secretário da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, da nossa queridíssima Matilde Ribeiro, ex-secretária da Seppir e intelectual orgânica do povo preto, e a presença a firme da nossa companheira Sônia Braga, secretária da Secretaria Nacional de Organização do PT. O encontro contou com a participação de diversos militantes e pré-candidatas/os do partido de diversos municípios do Estado.

Destacamos que temos 1.460 candidatas e candidatos negras e negros em todo o nosso Ceará, sabemos que essas candidaturas são frutos da luta coletiva de cada pessoa em seus territórios de vida, militância e fazer social. Saudamos também os 25 anos da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT que é espaço de formação política, organizativa e de ações afirmativas para garantir a igualdade racial nas instâncias do partido. Gratidão a todas e todos que dedicaram suas vidas e mente para pensar estratégias que buscam a centralidade da defesa da vida de nossa gente por dias melhores.

Do debate e da articulação foi constituído a Comissão Pró-Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT Ceará que conta com a participação de companheiras e companheiros dedicadas/os a luta contra o racismo no Ceará, sendo também referência interna para o partido e para o conjunto das organizações e movimentos de negras/os.

Eleitas/os para a comissão: Verônica Neves Carvalho, Cristina Quilombola, Solange Maria, Vilani da Silva, Kim Lopes, Luizete Vicente, Geyse Anne e Francisco Nonato.

Agradecemos a todas e todos que se fizeram presente nesse espaço histórico de articulação e fazer político do nosso povo. Todo o nosso encontro foi marcado pela memória coletiva em torno do legado do militante histórico de nosso partido, Sula Silva, que sempre esteve na linha de frente na organização do nosso povo dentro do partido. Temos profunda certeza que a ancestralidade, os sonhos e os sorrisos de Sula Silva foram fundamentais para esse aquilombamento que compreende seu papel social de retomar o projeto político de palmares.

Sula Silva, presente! Hoje e sempre!

PT Cast