CIRCULAR FNDC: Semana de Luta pela Democratização da Comunicação

Aos Comitês Estaduais pela Democratização da Comunicação Entidades Nacionais filiadas Entidades Regionais filiadas Movimentos sociais e organizações parceiras   Companheiras e companheiros de luta por uma mídia democrática,   A…

Aos Comitês Estaduais pela Democratização da Comunicação

Entidades Nacionais filiadas

Entidades Regionais filiadas

Movimentos sociais e organizações parceiras

 

Companheiras e companheiros de luta por uma mídia democrática,

 

A Semana de Luta pela Democratização da Comunicação vai de 13 (segunda) a 18 (sábado) de outubro. Trata-se de momento fundamental em nosso calendário anual de mobilizações. Em ano eleitoral, essa luta torna-se mais estratégica para que possamos ampliar ainda nossa voz em favor do direito à comunicação e pela liberdade de expressão de todos e todas.

Nesse sentido, convocamos militantes, ativistas, as entidades e os movimentos sociais para organizar e realizar atividades em todo o país ao longo da semana. O principal objetivo é intensificar o debate e a coleta de assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática.

O dia 17 de outubro (sexta-feira) será o ponto alto da Semana de Luta, com atividades previstas em vários estados, além da realização de twitaço e facebookaço, entre outras intervenções nas redes sociais e junto aos meios de comunicação. Recomendamos que os Comitês Estaduais, entidades, movimentos e ativistas que observem essa data, mas organizem atos dentro das possibilidades de data e de acordo com a capacidade organizativa em cada estado ou região. O objetivo é que os estados se comprometam com, pelo menos, uma atividade ao longo da semana (13 a 18). A seguir, sugestões de possíveis ações:

– Atos públicos de rua ou em formato de aula, debates, seminários (discutindo o PLIP da Mídia Democrática e temas relacionados), com coleta de assinaturas;

– Mini-comícios, panfletagens, passeatas com cartazes e faixas, mini-shows e/ou apresentações culturais, com coleta de assinaturas;

– Realização de atos contra a prática de coronelismo eletrônico (políticos controladores de meios de comunicação).

Nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Maranhão, está prevista a realização de atos públicos contra políticos controladores de meios de comunicação (coronelismo eletrônico), para o dia 17 de outubro. No Distrito Federal, está previsto debate sobre o mesmo tema em articulação com o PLIP da Mídia Democrática. Aos Comitês, entidades e movimentos com atuação nesses estados e no DF, solicitamos o envolvimento na organização dessas atividades.

Por fim, lembramos que durante a Semana de Luta, nos dias 14 e 15 de outubro, em Brasília, também será realizada a V Plenária Nacional da campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O plebiscito coletou quase 8 milhões de votos em setembro. Esse resultado será apresentado aos Poderes da República para pressionar pelas mudanças necessárias em nossa democracia. Ao mesmo tempo, o movimento de comunicação precisa aprofundar o diálogo com a campanha da reforma política, em torno do PLIP da Mídia Democrática.

Nesse sentido, pedimos aos ativistas e movimentos que participarão da Plenária do Plebiscito, ou com atuam junto às secretarias operativas estaduais, que busquem articular ação mais integrada entre as campanhas nessa próxima fase, visando ampliar a mobilização social em favor do debate sobre a comunicação.

 

Vamos ajudar a construir um país mais justo, a luta pelo direito à comunicação é fundamental!

 

Sem mídia democrática, não há democracia!

 

Saudações,

Coordenação Executiva do FNDC

 

PT Cast