I Jornada Distrital de Formação para o Combate ao Racismo vai ser realizada em Brasília

O início das atividades está previsto para às oito horas da manhã deste sábado (24), e o evento vai ocorrer no Hotel San Marco

O Distrito Federal é a quinta unidade da federativa com maior taxa de morte entre jovens negros, cerca de 103,8 para cada grupo de 100 mil habitantes. Os números fazem parte do último levantamento do Governo sobre o assunto, o “Mapa da Violência 2012”, que tem como base os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

Segundo a secretária de Combate ao Racismo do PT do Distrito Federal, Silvânia Gomes, é alarmante ter números como este. Para ela é necessário “discutir propostas para o partido e para o Governo Federal e dizer olha, nós precisamos fazer algo urgentemente” afirmou.

A formação de filiados ao PT, nas questões raciais, é uma ação aprovada pela Executiva Nacional do partido e está em realização através da Jornada de Formação para o Combate ao Racismo, organizadas em parceria com a Escola Nacional de Formação, a Fundação Perseu Abramo e Secretaria de Combate ao Racismo.

De acordo com Silvânia, é importante “para que os militantes possam se aprofundar nos debates e elaboração de políticas públicas voltadas para o combate às desigualdades raciais e assim possam atuar, também, em uma construção mais ampla deste tema dentro próprio partido” explicou.

A metodologia que será aplicada durante a Jornada, vai ser a mesma adotada pelos demais estados por onde a formação ocorreu. Serão mesas com temas como o capital e a escravidão, a esquerda na luta antirracista, a promoção da igualdade racial além da elaboração de diretrizes para o programa de Governo do DF sobre a questão.
Ao final do evento, vai ser apresentada proposta de minuta com contribuições à Política de Combate ao Racismo Distrital e, também, para a Nacional. Além disso, será lançado livro “Presença do axé: mapeando terreiros no Rio de Janeiro”, de Denise Pini Rosalem da Fonseca e Sonia Maria Giacomini.

Por Janary Damacena, da Agência PT de Notícias.