MG: Fórum Estadual de Mulheres Negras realiza seminário em Cataguases

Expectativa do fórum em âmbito nacional é provocar mudanças de atitudes legítimas nos espaços institucionais Com o objetivo de dar visibilidade à incidência do racismo e do sexismo na vida das…

conviteseminariosnaiExpectativa do fórum em âmbito nacional é provocar mudanças de atitudes legítimas nos espaços institucionais

Com o objetivo de dar visibilidade à incidência do racismo e do sexismo na vida das mulheres negras, nos dias 24 e 25 será realizado na cidade de Cataguases, em Minas Gerais, o V Seminário Estadual de Mulheres Negras.

O evento, que é organizado pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras do estado mineiro, pretende reunir na Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto 100 mulheres negras que são dirigentes dos movimentos sociais, bem como reunir a direção do Fórum, que é composta por mulheres de diversos segmentos dos movimentos sociais e das cidades de Minas Gerais.

De acordo com a coordenadora da Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do PT, Monica Aguiar, a expectativa do fórum em âmbito nacional é provocar mudanças de atitudes legítimas nos espaços institucionais.

“A mulher negra em qualquer pesquisa, aparece em maior percentual nos índices de desigualdades em todos as esferas e campos. Isto demostra também a   subcondição e sub-representação na sociedade”, explicou Monica.

Segundo Mônica, as dificuldades impostas para as mulheres negras ainda são desproporcionais “porque ainda prevalece a ideia de qual perfil se deve ter, não considerando o seu potencial político, social ou intelectual e estas práticas estão cada vez mais naturalizada”.

O Fórum Estadual dialoga em nível nacional com um conjunto de entidades do Movimento de Mulheres Negras e nessa edição além de debater os desafios na organização do estado e traçar as estratégias para superação do racismo discorrerá também sobre a rearticulação das mulheres negras frente a nova conjuntura política e econômica.

 “Nós, negras, vivenciamos a face mais perversa do racismo e do sexismo e esse evento será o espaço para desnudarmos este racismo velado existente que vem comprometendo nossas vidas e colocando em risco as futuras gerações”, falou Monica.

O evento contará com a presença da palestrante da secretária de Estado da Educação, Macaé Evaristo, da secretária de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Dra. Dalila Fernandes Negreiros e da mediadora e coordenadora do Fórum Estadual de Mulheres Negras, Mônica Aguiar que também é coordenadora geral do Centro de Referência de Cultura da Mulher Negra de Belo Horizonte e da mediadora e coordenadora do Movimento Cultural Ganga Zumbá em Cataguases, Rita Suely Bento.

PROGRAMAÇÃO

V Seminário Estadual Mulher Negra

24 e 25 janeiro /15 Cataguases- MG

“Visibilizando a Incidência do Racismo e Sexismo em Nossas Vidas”

Programação

24/01/15 (Sábado)

15 horas: Abertura

(Mesa solene)

16 horas: Palestras

•  Secretária de Estado da Educação: Macaé Evaristo

 TEMA: Política de Igualdade Racial do Estado Brasileiro com Foco na Lei: 10639

•  Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR): Dra. Dalila Fernandes Negreiros

TEMA: O Racismo Institucional “Prejuízos para Mulher Negra”

•  Zélia Lucia Lima – Fórum Estadual de Mulheres Negras Minas Gerais

TEMA: Arranjos das Mulheres Negras na Sociedade

Mediadoras: Mônica Aguiar – (Belo Horizonte)

                        Rita Suely Bento (Cataguases)

                        

18:00 – Debate

20:00 – Jantar

25/01/15 (Domingo)

09:00 horas

•  Mulheres Negras “Desafios na Organização do Estado”.

•  Marcha Nacional de Mulheres Negras 2015.

•  Brasil: “Perspectiva na Rearticulação das Mulheres Negras”

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 Local: Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto na Avenida Manuel Inácio Peixoto s/nº

Bairro: Granjaria / Cataguases

Informações: Rita Suely: (32) 99252943 (Cataguases)

PT Cast