Modo petista de governar é debatido durante Encontro da SNAI no Ceará

Encontro CE 2

Fortaleza, no Ceará, foi segunda capital brasileira a receber o Encontro de prefeitos (as), vices, vereadores (as), deputados (as) estaduais e federais do PT. O evento, que acontecerá em todo o Brasil, está sendo promovido pela Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais (SNAI) que é dirigida pelo deputado federal Reginaldo Lopes. Os objetivos são debater a conjuntura eleitoral e os desafios para 2016; a reforma política necessária para o avanço democrático; o modo petista de governar e a atuação parlamentar; e a construção de um novo pacto federativo.

Na palestra de abertura, Reginaldo Lopes abordou o tema “Reconstruindo a Narrativa do Modo Petista de Governar: Tempos de Mais Mudanças e Mais Futuro”. Ele ressaltou a necessidade de atualizar o modo petista de governar em consonância com a realidade contemporânea, priorizando temas como gestão, tecnologia, inovação, novos mecanismos políticos de envolvimentos da sociedade e participação popular. “Precisamos reaprender a governar mais com o verbo do que com a verba. Boas iniciativas em políticas públicas e o enfrentamento ideológico são tão importantes quanto recursos para obras”, disse.
O governador Camilo Santana participou da solenidade. Saudando os presentes, Camilo destacou a importância de ter momentos como este para reunir, debater e abraçar os companheiros e se disse orgulhoso de ser o primeiro governador do PT no Ceará e do compromisso de implantar as políticas exitosas do modo petista de governar. “Estamos na política para contribuir, para melhorar a vida dos trabalhadores”.
O líder do Governo Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, deputado federal José Guimarães, destacou a necessidade de resgatar o modo petista de governar, recuperar as experiências de sucesso e estabelecer marcas que diferenciem dos outros modelos de governo, principalmente, nesse momento desafiador dos 35 anos do partido, em meio à disputa político- ideológica, em que querem criminalizar o PT. Para ele, a governabilidade não pode ser apenas no Congresso, é preciso estabelecer relação com a sociedade.
O encontro aconteceu durante os dias 27 e 28 de fevereiro. Para o Presidente do PT Ceará, Francisco de Assis Diniz, esse tipo de atividade será recorrente, durante todo este ano, com o objetivo de preparar o partido para as eleições de 2016.

Encontro CE 7
Encontro CE Encontro CE 1