Movimento Negro debate Brasil que o Povo Negro Quer no FSM2018

Com a presença de cerca de 250 pessoas, a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo realizou no FSM o primeiro debate do Brasil que o Povo Negro Quer

Com a presença de cerca de 250 pessoas, representando 16 estados da Federação, a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo realizou hoje, dia 14 de março, o primeiro debate da plataforma Brasil que o Povo Negro Quer, que irá integrar o programa de Governo do Partido dos Trabalhadores para as eleições de 2018.

Sob a coordenação e mediação do Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, companheiro Martvs das Chagas, participaram da mesa de debates a Secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Fabya Reis, o cantor e compositor, Flávio Renegado, o professor da Universidade de São Paulo, Kabengele Munanga e a Secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT, companheira Maria Júlia Nogueira.

Os debatedores fizeram suas considerações sobre a conjuntura do país elencando objetos históricos, econômicos e sociais presentes na pauta do Movimento Negro Brasileiro e apresentando um panorama dos problemas enfrentados por esta fundamental fatia da população brasileira. Foram apontados os principais avanços alcançados com a política implantada pelos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma, bem como o retrocesso enfrentado por essas pessoas desde o golpe que tirou do governo do Brasil a presidenta eleita, Dilma Roussef.

A apresentação dos palestrantes demonstrou, em unanimidade que, com o agravamento da crise política e econômica no país e no mundo, a população negra é, sem sombra de dúvida, a mais afetada pelos problemas enfrentados pela sociedade, e que o novo governo precisa apresentar à sociedade uma proposta política que garanta os avanços alcançados pelos governos do PT, mas que vá além da pauta já apresentada até aqui, aprofundando ainda mais a busca na melhoria de qualidade de vida, combate ao racismo e inclusão das negras e negros brasileiros.

Maria Julia Nogueira, falou sobre o aumento da participação das populações negras nas políticas gerais do país. Fabya Reis, destacou as políticas de inclusão do governo petista da Bahia e o Kabengele Munanga, falou sobre qual é o Brasil que o mundo negro quer deixar para os seus descendentes. Flávio Renegado fez um apelo de “não arredar o pé um milímetro” na busca de nossa liberdade que ainda está em curso.

O Secretário Martvs das Chagas, em sua fala de encerramento destacou “a tarefa que foi dada a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT, ao povo preto e a todos os presentes que aqui estiveram pela Fundação Perseu Abramo, foi cumprida. (…) agora queremos como retorno o melhor programa de governo do presidente Lula para a população negra do país”.

O encontro, que foi apresentado pelo companheiro Renato Simões, componente da coordenação de programa de governo do Partido dos Trabalhadores para 2018, e pela diretora da Fundação Perseu Abramo, companheira Isabel dos Anjos Leandro, abriu a agenda de debates e seminários da Fundação Perseu Abramo no Fórum Social Mundial, edição Salvador, aconteceu na Tenda Marco Aurélio Garcia, localizada no Campus Ondina da Universidade Federal da Bahia.

Povo negro unido, povo negro forte, que não teme a luta, que não teme a morte!