Nota da SMAD PT sobre o desmatamento recorde em janeiro

Site do PT

Soberania Nacional

A Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento (SMAD) do Partido dos Trabalhadores expressa seu veemente protesto contra o descaso governamental na política de meio ambiente, que provocou novamente um desmatamento inédito na Amazônia. Foi atingido um novo recorde para o mês janeiro, apenas nas três primeiras semanas do ano. Os dados preliminares são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e foram cerca de 360 km² de floresta destruídos nesse período.

Essa situação de calamidade ambiental e social inviabiliza o cumprimento das metas assumidas pelo Brasil em 2015 para a redução de emissão de carbono e é resultado da política deliberada de destruição do IBAMA, do ICMBIO e de todo o arcabouço institucional do Ministério do Meio Ambiente. O desmatamento na Amazônia cresceu 56,6% nos últimos três anos. Entre agosto de 2018 e julho de 2021, a perda de vegetação nativa foi de 32.740 km², o equivalente ao tamanho da Bélgica, contra 20.911 km² no mesmo período de 2015 a 2018.

O principal objetivo do governo atual é promover o máximo de destruição, grilagem de terras, devastação de florestas para exploração ilegal de madeira e a invasão ilegal de terras de unidades de conservação e de territórios indígenas para garimpos e pecuária. Trata-se de uma política que vulnerabiliza mais ainda as populações locais e degradam as condições de vida de todos. Também é uma política insustentável, pois o solo da Amazônia é impróprio para a agropecuária nos moldes tradicionais e só há viabilidade para cultivo de produtos da região, mantendo a floresta de pé; e já se avizinham restrições à importação de produtos brasileiros pela OCDE, União Europeia, Estados Unidos e China em caso de continuidade do desmatamento e das queimadas.

Penildon Silva Filho
Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento