Nota de apoio ao deputado Renato Freitas

Leia nota assinada por Martvs das Chagas, secretário nacional de Combate ao Racismo do PT

Eduardo Matysiak

Deputado estadual Renato Freitas, do PT Paraná - Foto: Eduardo Matysiak

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT, vem a público repudiar mais uma vez à representação do Secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, contra o deputado Renato Freitas (PT).

Mais uma vez o deputado Renato, eleito deputado estadual no último pleito, sofre perseguição injusta e descabida por parte do governo do Paraná, após demonstrar de maneira democrática a sua opinião sobre a forma de tratamento que continua a ser dada pela polícia às pessoas negras.

Porque será que neste país, onde a maioria da população é negra e pobre, exercer o direito de denúncia é crime? Porque será que defender os mais frágeis e desvalidos entre a população, falando verdade, é motivo de tanta perseguição? O que temem os poderosos, contra um jovem homem negro?

Tantas injustiças são cometidas contra o povo negro desse país todos os dias, sem que responsáveis sejam efetivamente punidos. Onde está a punição para os mandantes dos assassinatos de Marielle e Anderson? E tantos outros crimes “não solucionados”, ou com penas abrandadas por esse país afora?

Mas não, nada disso importa para pessoas como aqueles que perseguem o deputado Renato. O importante mesmo é punir um jovem homem negro, que ousou furar as estatísticas e romper o cerco em que tentaram colocá-lo pela sua raça, pela sua condição social.

A representação contra Renato Freitas atinge a todos/as nós, que lutamos incansavelmente contra as desigualdades no Brasil e no mundo, por isso não, não aceitaremos mais essa injustiça, assim como não aceitamos antes. Lutaremos ao lado do companheiro Renato para mostrar que racistas e fascistas, não passarão.

Todo o apoio a sua coragem. Seguimos juntos!

Martvs das Chagas
Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT

PT Cast