Nota de Apoio e Solidariedade à policial civil Lays Macedo

Apesar de ser a vítima, a policial teve a sua denúncia descredibilizada tendo sido instaurado contra ela uma sindicância, numa clara tentativa de culpa-la pela violência sofrida

Site do PT

A resolução está disponível em PDF para baixar

Nota de apoio e solidariedade à perita técnica da Polícia Civil da Bahia e jornalista Lays Macedo e a todas as mulheres das forças policiais do Brasil, vítimas de assédio moral e sexual

O Setorial Estadual de Segurança Pública do PT – Bahia vem a público manifestar apoio e solidariedade a mulher que, infelizmente, foi vítima de violência no dia 29 de Dezembro de 2021, a Perita Técnica e jornalista Lays Macedo.

A policial Lays cumpria sua jornada laboral na Coordenadoria de Brumado, onde é lotada, quando foi vítima de importunação sexual, ato este praticado por funcionário terceirizado quando Ela descansava no alojamento, que pasmem: não tem separação entre homens e mulheres.

Como se já não bastasse ter sido vítima, Lays, agora teve sua denúncia descredibilizada, já que contra a mesma foi instaurado um procedimento de sindicância, numa clara tentativa de culpabilizar a vítima, pela violência que a mesma sofreu.

O Setorial deliberou em reunião realizada na quarta-feira(06), após tomar conhecimento  que até o dia 05, terça-feira, nenhuma providência afim de preservar e garantir os direitos da vítima, haviam sido tomadas, pela emissão da presente nota de apoio e solidariedade à vítima.

Entendemos que, infelizmente, mulheres de todas as classes e condições sociais estão sujeitas à todo tipo de violência, nesse caso específico se inclui a violência moral, física e psicológica que esse tipo de situação tanto pode decorrer da violência doméstica e familiar, como da misoginia, aspectos que, inclusive, são retratados nas leis brasileiras de proteção aos direitos da mulher.

A violência física ultimada contra a Perita Técnica e jornalista Lays Macedo expressa incauto sentimento de posse do agressor sobre ela, típico do machismo que causa marcas corporais e íntimas que visam caluniar a mulher em sua essência feminina, inclusive com conotação sexista, causando abalos psicológicos e emocionais, ceifando a vida de tantas mulheres.

O autor do fato sequer respeitou o ambiente desta mulher, agindo como age os lobos da “estepe”.

Lays é reconhecida ativista feminina, com voz, trabalho e independência, junto aos Movimentos e entidades representativas, respectivamente. Mesmo assim sofreu as atitudes inconsequentes típicos de homens agressores, autores dos fatos.

Não há causa que justifique a violência praticada a uma mulher, seja em âmbito doméstico, familiar, laboral ou em qualquer ambiente.

As posturas de registrarem os fatos são dignas de elogios por este Setorial e devem servir de exemplo a tantas anônimas denunciarem perante as autoridades os ex-parceiros, maridos, namorados, e colegas de trabalho que violaram seus direitos humanos, principalmente a integridade física e psicológica, a paz, a tranquilidade e suas condições de ser humano.

Todo o nosso acolhimento a Lays Macedo e a todas as mulheres trabalhadoras da Polícia Civil da Bahia! Sentimo-nos indignados contra a covardia e a violência que, infelizmente, retratam este país dentre os piores para se ser mulher, e o próprio estado da Bahia, como um dos três mais violentos.

Esperamos a apuração desses fatos e o devido e razoável desfecho Administrativo e judicial. Não podemos ser tolerantes à prática de violências de qualquer tipo contra as mulheres.

Assinam a presente Nota:

Jazian Mota
Secretaria Estadual de Mulheres do PT da Bahia
Agrimaldo Santos
Coordenador Estadual de Segurança Pública da Bahia
Anne Moura
Secretária Nacional de Mulheres do PT
Abdael Ambruster
Coordenador Nacional de Segurança Pública do PT

PT Cast