Nota de pesar pelo falecimento da atriz Léa Garcia

Agência Brasil

Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos

Perdemos Léa, uma estrela!

Foi com imenso pesar que soubemos hoje do falecimento da querida atriz Léa Garcia.

Sua incrível história de vida nos deixa o impressionante legado de participação em mais de cem produções no cinema, na TV e no teatro.

Léa foi um exemplo de fibra, coragem e determinação. Num tempo em que pessoas negras eram sequer cogitadas a papéis destinados a pessoas brancas, ela rompeu barreiras e se tornou um exemplo para quem se aventurava pelo mundo das artes, desempenhando com brilhantismo grandes papeis da dramaturgia brasileira.

Com um talento incrível, que encantava a todos, e que lhe fez ganhadora de prêmios importantes, como os quatro Kikitos que levou em Cannes, essa incrível mulher negra, belíssima e de personalidade marcante, participou de projetos que Mudaram a história do cinema brasileiro, como foi caso do filme Orfeu Negro que, em 1960, ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Nesse ano Léa Garcia seria homenageada em Cannes pelo conjunto de seu trabalho que, ainda hoje, com 90 anos, continuava a exercer com tanto amor e dedicação.

Sim, hoje choramos sua morte, guerreira, mas também celebramos sua vida, seu legado, sua luta antirracista e, acima de tudo, seu exemplo de persistência e dedicação.

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT, lamenta profundamente a partida desta gigante da dramaturgia brasileira, e deseja a todas e todos familiares e amigos que seus corações sejam confortados.

Secretaria Nacional de Combate ao Racismo