Nota em solidariedade a Michella Mary Pereira

Secretaria repudia qualquer tipo de violência contra as mulheres e exige Justiça

Michella Marys

No último domingo, 13 de maio, Dia das Mães e dia de denúncia contra o racismo, a estudante de direito Michella Mary Pereira veio a público denunciar as agressões físicas e verbais que sofreu durante longos anos de casamento com o advogado Roberto Caldas e, agora, ex-Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Nós, da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, prestamos toda solidariedade a Michella e repudiamos qualquer tipo de violência contra as mulheres.

Esse caso representa uma triste realidade no nosso país: a violência contra as mulheres. Mesmo com conquistas históricas como a Lei Maria da Penha e a criação da Rede Nacional de Proteção à Mulher – composta pelo Ministério Público, Justiça Federal, Defensoria Pública, Organismos de Políticas para as Mulheres e Sociedade Civil, milhares de mulheres ainda sofrem agressões em todo o país.

As estáticas são alarmantes, a cada 7 segundos uma mulher sofre violência doméstica no Brasil e além de lidar com a dor, sofrem com a naturalização da violência que se traduz com a culpabilização e a patologização da vítima, o que dificulta ainda mais o combate a cultura do machismo, seja pela via de denúncia ou mesmo pela perpetuação do machismo em nossa sociedade. Nesse caso não é diferente, quando o agressor em entrevista, coloca Michella como “descuidada e mentirosa” e ainda chega a sugerir que ela precisa de tratamento psiquiátrico.

A nossa luta diária e Michella não está só.

Exigimos justiça para ela e tantas outras mulheres vítimas do patriarcado.

Colocamos a Secretaria à disposição da Michella e à disposição de qualquer vítima de violência para que possamos, juntas, aprofundar a forma da luta contra o patriarcado e as suas mais diversas expressões.

PT Cast