Nota: Fim do Programa Mais Médicos afeta milhões de pessoas

1.575 municípios só possuem médicos cubanos do Programa, sendo que 80% desses municípios são pequenos (menos de 20 mil habitantes) e localizados em regiões vulneráveis.

Deputado José Guimarães

Um verdadeiro absurdo, com sabor de vingança, a cruel decisão de pôr fim ao Programa Mais Médicos.

É uma tragédia social para a vida do povo brasileiro, que mora em regiões mais desassistidas e de difícil acesso.

As populações das cidades do interior do Brasil com menos de 20 mil habitantes, onde todos nós temos parentes e amigos, são as que mais sofrerão com o fim do Mais Médicos. É a destruição perversa de mais uma das ações, dos governos do PT. Programa que beneficiou brasileiros, moradores de regiões distantes dos grandes centros, com dificuldade de acesso as especialidades médicas, nas aldeias, zonas rurais, floresta amazônica e na caatinga, onde ainda há malária, tuberculose, esquistossomose, hanseníase, leishmaniose.

De uma só vez, sairão mais de 8.500 médicos cubanos, dos locais onde estão hoje trabalhando. Eles estão em 2.885 municípios do país, sendo a maioria nas áreas mais vulneráveis: Norte do país, semiárido nordestino, cidades com baixo IDH, saúde indígena, periferias de grandes centros urbanos.

Existem 300 médicos cubanos atuando nas aldeias indígenas. Isso é 75% dos médicos que atuam na saúde indígena do país.

Sabe-se, por estimativas oficiais, que mais de 28 milhões de brasileiros serão postos de lado, abandonados, destituídos de cuidados médicos. Portanto, os brasileiros não podem aceitar uma medida rancorosa e destrutiva de um novo governo contra um programa que só traz a saúde e o bem-estar para nossas cidades do interior. Não podemos aceitar que se instale um estado de calamidade em nossas cidades.

Temos que nos unir pela manutenção do Mais Saúde, temos que zelar por nossas famílias, parentes e amigos que somente há pouco tempo, quando da criação do MAIS MÉDICOS, passaram a ter o direito e a dignidade de fazer uma consulta médica.

Diante da ameaça que essa medida representa para a população, pedimos o máximo de empenho para desmontarmos essa decisão. Não fiquem parados, denunciem, critiquem, falem nas rádios todos os dias, vamos juntos para as ruas lutar com o povo que tanto precisa do Programa Mais Médicos. Não vamos nos calar.

Senadora Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores