Nota sobre o ataque israelense a Gaza

Lamentamos e condenamos o recente sequestro e assassinato de três jovens israelenses na Cisjordânia assim como o assassinato com requintes de crueldade de outro jovem, desta vez palestino, ocorrido logo depois. Entendemos…

Lamentamos e condenamos o recente sequestro e assassinato de três jovens israelenses na Cisjordânia assim como o assassinato com requintes de crueldade de outro jovem, desta vez palestino, ocorrido logo depois. Entendemos que estes quatro crimes devem ser investigados e seus responsáveis devidamente condenados pela justiça.

Atos de vingança e represálias somente agravam a situação de violência em uma região já conturbada historicamente devido à ocupação ilegal do território palestino. O assassinato dos jovens tampouco justifica o novo bombardeio israelense à Faixa de Gaza iniciado em 9 de julho e que já vitimou dezenas de pessoas, em sua maioria civis.

É necessário que mais este desproporcional ataque cesse imediatamente e que israelenses e palestinos retornem à mesa de negociações visando construir um acordo de paz conforme preconizam diversas resoluções da ONU.

 

Rui Falcão
Presidente Nacional

Mônica Valente
Secretária de Relações Internacionais

PT Cast