O time campeão está em campo contra o racismo e a intolerância

O Brasil não merece voltar ao passado, seguiremos em frente campeões, com uma sociedade mais afirmativa e sem racismo

Nunca na história do país, um partido como o Partido dos Trabalhadores organizou sua equipe dentro e fora de campo, em sintonia com o Movimento Social Negro Brasileiro, para denunciar a falsa democracia racial.

Há trinta e quatro anos o PT tem caminhado em frente e à frente com a agenda racial, na luta pela emancipação da classe trabalhadora, contra o racismo e contra a intolerância religiosa.

É a legenda com maior número de congressistas negros e pardos: 15 no total.

O PT inovou ao exigir que 20% das vagas nas chapas em disputa sejam preenchidas por negros (as).

Investimento em formação política para que negras, negros e petistas incidam de forma qualificada, formulando e implementando políticas públicas afirmativas de reparação históricas, que é uma marca dos governos do PT.

As cotas nas universidades e nos concursos públicos são parte do pagamento da enorme dívida histórica que o Estado brasileiro tem com os mais de três milhões de africanos, submetidos a trabalho escravo, torturados, violentados e assassinados, mas mesmo assim construíram essa nação com sua ancestralidade e riqueza cultural.

E essa não é, portanto, uma dívida do governo do PT, é uma dívida do Brasil.

É o Partido dos Trabalhadores fazendo a sua parte para quitar uma dívida histórica que o País tem para com o combate ao racismo, a ascensão e promoção da igualdade racial nos esportes, na cultura e na sociedade brasileira.

O Brasil não merece voltar ao passado, seguiremos em frente, campeões, com uma sociedade mais afirmativa e sem racismo.

Secretaria Nacional de Combate ao Racismo / PT