PT constitui provisoriamente o Setorial Nacional de Segurança Pública

Aconteceu nesta sexta-feira (14) a primeira reunião de constituição provisória do Setorial Nacional de Segurança Pública do PT.  A atividade contou com a presença de militantes do partido de diversos…

Aconteceu nesta sexta-feira (14) a primeira reunião de constituição provisória do Setorial Nacional de Segurança Pública do PT.  A atividade contou com a presença de militantes do partido de diversos estados  que atuam em diferentes áreas da política de segurança pública pelo país, e teve como objetivo dar início à organização do Setorial, que ainda não é constituído nacionalmente, além de consolidar no partido o debate em torno de política de segurança.

A reunião inaugurou um processo que deve se repetir com outros temas dentro do partido. Novos setoriais só poderão ser criados de forma permanente durante o próximo calendário de Encontros do PT, que está previsto para acontecer apenas em 2021. Mas até lá, o Setorial de Segurança Pública, assim como outros, já funcionarão de forma provisória sob coordenação da Secretaria Nacional de Movimentos Populares e da Presidência do partido. A Secretária Vera Lúcia Barbosa ressaltou a importância da reunião.

“Nada impede o partido de se antecipar ao processo de Encontros, no sentido de começar a organizar desde já o debate programático e a mobilizar os filiados interessados no tema”, afirmou Vera Lúcia. “Esta reunião com o Setorial de Segurança Pública inaugura um processo que pretendemos fazer com todos os setoriais que porventura ainda não estejam constituídos e pretendam começar a se organizar, ajudar a oxigenar o debate no partido e se preparar para os Encontro no ano que vem”.

Presente na reunião, a presidenta Gleisi Hoffmann saudou a iniciativa. “A organização do Setorial de Segurança Pública chega em boa hora no PT. Sabemos que todo esse contexto de violência tem favorecido o crescimento do pensamento consevador, e nós precisamos enfrentar esse debate. Mostrar não apenas o que já fizemos quando governamos o Brasil, mas também apresentar à sociedade quais são nossas propostas para a área.”

A reunião contou também do Vice-presidente nacional do PT Alberto Cantalice, e ainda de diversas Secretarias Estaduais de Movimentos Populares, com as quais o Setorial de Segurança Pública pretende estabelecer uma agenda de debates tendo em vista a necessidade fortalecer a discussão do tema, sobretudo, em estados onde o PT ainda não esteja organizado na área.

Um dos articuladores nacionais do processo de constituição do Setorial, o agente de segurança penitenciária Abdael Ambruster, membro do Grupo Policiais Antifascismo, ressaltou a importância da reunião. “Infelizmente o debate em torno da segurança foi monopolizado pela direita, a partir de uma perspectiva conservadora sobre o que significam as políticas de segurança. O PT precisa se apropriar desse debate e fazer com que a segurança pública seja encarada como uma política pública fundamental para a cidadania e para a garantia de direitos no Brasil”

A advogada Tania Oliveira, membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e da assessoria da presidência do PT . “Há muitas entidades na sociedade civil que se organizam em torno dessa pauta e tem elaborado propostas com novos modelos para a política de segurança pública no Brasil. Cabe ao PT estimular ainda mais o debate, e a organização do Setorial é parte importante desse processo”.

 

 

PT Cast