PT do Espírito Santo realiza no próximo sábado (10), a I Jornada de Formação para o Combate ao Racismo

Objetivo é estimular a discussão sobre a luta por igualdade racial, além de idealizar e debater políticas públicas afirmativas

A organização do evento está a cargo da secretaria Estadual de Combate ao Racismo, conforme consta em resolução aprovada no último congresso sobre a elaboração da Jornada após a efetivação das cotas raciais na direção do partido em todas as esferas. Este encontro vai ocorrer em apenas um dia, servindo como prévia para aprofundar os debates em outro evento maior a ser realizado durante dois dias no segundo semestre deste ano.

De acordo com a secretária Estadual de Combate ao Racismo do PT, Vanda de Souza Vieira, o foco deste primeiro encontro é atender à questão “da luta contra o racismo, a construção de uma esquerda atuante no combate, reunir militantes em um lugar onde possamos associar o racismo ao capitalismo, além de abordar a temática da mulher negra” explicou.

Após a apresentação de cada mesa, será aberto um espaço para a troca de ideias entre os participantes. A mesa de encerramento da Jornada vai tratar de como participar das direções partidárias e construção de agenda regional. “Como estamos em um ano eleitoral é importante apresentar aos nossos candidatos e candidatas, a pauta do partido para os debates e a estratégia de participação no projeto de reeleição da presidenta Dilma” comentou Vanda.

Neste primeiro encontro da Jornada de Formação, foram selecionados para apresentar ideias e propostas nas mesas, os militantes que fazem parte do setorial e que sejam formadores de opinião, além de terem domínio sobre os temas abordados em cada mesa. Apesar do acesso livre à Jornada, a secretária diz que “há um chamado mais incisivo aos militantes do partido, em especial aos novos dirigentes que entraram pelas cotas raciais” finalizou.

Por Janary Damacena, da Agência PT de Notícias.