PT lança caderno temático de Direitos Animais

No Dia Nacional do Protetor de Animais, o Setorial de Direitos Animais do PT e o NAPP Direitos Animais lançam a publicação com o balanço de debates e seminários realizados em 2021

Reprodução

Setorial Nacional de Direitos Animais do PT lança publicação com balanço de atividades em 2021

Neste dia 10 de agosto, Dia Nacional do Protetor de Animais, a Fundação Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores, lança o Caderno Direitos Animais, uma publicação da série Reconstrução e Transformação do Brasil.

Sob responsabilidade editorial do Setorial de Direitos Animais do PT e Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas – NAPP Direitos Animais, a publicação de 48 páginas apresenta o balanço dos debates de mais de vinte e cinco plenárias dos Encontros Setoriais e três seminários nacionais que mobilizaram mais de dois mil filiados e filiadas optantes do Setorial, dirigentes e parlamentares do Partido, ao longo de 2021. Contou ainda com os aportes de mais de trinta palestrantes, e de representantes de vinte entidades nacionais representativas de direitos animais, que em março desde ano estiveram participando de encontro presencial com o Presidente Lula, para expor as demandas do Setor.

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, destaca a importância da pauta para o PT, que foi o primeiro partido a criar o Setorial Nacional de Proteção e Defesa dos Animais.

“O bem-estar animal é uma pauta que me diz muito, como parlamentar e como ser humano. No Congresso apresentei projeto de lei sugerindo a criação de um Sistema Nacional de Proteção e Defesa dos Animais. E o PT é o primeiro partido do país a criar o Setorial de Direitos Animais, onde trabalhamos e lutamos muito em defesa da dignidade dos nossos companheiros de jornada na terra”, afirma Gleisi.

Com capítulos específicos que tratam da relação entre pandemias e violações de direitos animais, o papel da fauna no sequestro de carbono, a relação entre direitos animais e a oferta de água e comida para as pessoas, o caderno aponta apresenta um conjunto de princípios e diretrizes para a formulação de políticas públicas pelos direitos animais. Traz ainda propostas objetivas ao programa de Governo, com sugestões de ações para animais familiares e domésticos, animais silvestres, animais ditos de produção e animais explorados na ciência.

De acordo com a coordenadora Nacional do Setorial de Direitos Animais, Vanessa Negrini, a publicação representa um marco para o Partido dos Trabalhadores, que sempre foi pioneiro na defesa da vida e dos direitos. Longe de ser um ponto final no debate, o caderno deve abrir novas oportunidades de diálogos dentro e fora do Partido acerca do tema e seus desdobramentos para a vida humana e de todos os animais.

O Caderno Direitos Animais pode ser baixado pelo link https://teoriaedebate.org.br/cadernos/direitos-animais/

Coordenação do Setorial de Direitos Animais do PT

PT Cast