PT participa de reunião da CSL em Lima

Nos dias 4 e 5 de maio de 2019, em Lima, Perú, forças do continente se reuniram para reafirmar princípios de uma agenda comum.

Nos dias 4 e 5 de maio de 2019, em Lima, Perú, forças do continente se reuniram para reafirmar princípios de uma agenda comum, bem como temas relacionados a defesa da Amazônia, soberania e autodeterminação da Venezuela e defesa de justiça social para mulheres e povos indígenas. A reunião foi convocada pela Coordenação Socialista Latinoamericana (CSL) em conjunto com o Partido Socialista do Perú (SP) e o Movimento Novo Perú (MNP). A Coordenação Socialista Latinoamericana é uma articulação composta por partidos socialistas latinoamericanos criada em 1984 e o PT faz parte de sua composição desde o início de suas atividades.

O PT foi representado pela Secretaria Nacional de Mulheres, Anne Karolyne, que também participou da reunião do Núcleo de Mulheres da CSL e as atividades contaram com representantes da Argentina, Brasil, Colombia, México, Paraguai, Perú e Chile.

Entre as discussões, foi destaque a preocupação com as recentes agressões que vem sofrendo a Amazônia, a luta por sua preservação e a conexão desta com a luta dos povos indígenas. A respeito disso, a declaração final do encontro afirma que “esta se encontra ameaçada pelas estratégias extrativistas nacionais e internacionais”.

As ameaças intervencionistas e a crise na Venezuela foram pauta dos debates também. Os participantes consideraram inaceitável que o Grupo de Lima tenha se constituído como um braço internacional de Donald Trump. O texto final convoca aos governos que compõem o Grupo a defender a soberania e a autodeterminação do povo venezuelano e o cessar das ações violentas que visem subverter a democracia e a institucionalidade venezuelana.

A CSL reafirma também seu rechaço à prisão injusta do Presidente Lula, que já dura mais de um ano. Em comunicado à parte, declara que “é claro que a arbitrária detenção de Lula obedece a clara intenção de deter o que ele representa, que é uma grande esperança para um melhor devir para nosso continente”. O comunicado também destaca o postulado da candidatura de Lula ao Prêmio Nobel da Paz, que foi feito com mais de 600 mil assinaturas, para além de exigir sua liberdade imediata. “

Confira aqui o comunicado da CSL que denuncia a prisão política de Lula

Redação da Secretaria de Relações Internacionais do PT

PT Cast