“Quantos mais têm que morrer?”

Nota da Juventude do PT sobre o assassinato por forças policiais do menino João Pedro, em São Gonçalo/RJ.

João Pedro estava em casa quando ela foi alvejada pela polícia

Mesmo em meio à pandemia do Coronavírus, o Brasil segue matando a Juventude Negra. No dia de ontem, na Praia da Luz, comunidade do Complexo do Salgueiro em São Gonçalo/RJ, mais um jovem foi assassinado. João Pedro tinha 14 anos, era estudante e estava na casa da tia, com outros adolescentes, amigos e primos, quando a mesma foi alvejada por policiais durante uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Federal, de repressão ao tráfico de drogas no local. Baleado, João Pedro teve socorro o imediato negado pelos policiais que o alvejaram e foi levado por um dos amigos presentes à um helicóptero que dava suporte à operação, na esperança que o levassem para um hospital, mas só foi encontrado, sem vida, no Instituto Médico Legal (IML) da cidade hoje pela manhã.

João Pedro é mais uma das inúmeras vítimas de uma política de segurança genocida, do extermínio da juventude e do povo negro, que privilegia o confronto, criminaliza a pobreza e declara guerra aos nossos territórios. Uma casa de pessoas inocentes na favela, em São Gonçalo, é passível de ser violentada e atacada a tiros, segundo esta política, mas a casa de um miliciano no Condomínio Vivendas da Barra, na Barra da Tijuca, não. Até quando contaremos os nossos mortos? Até quando as nossas crianças e adolescentes terão as suas vidas criminosamente abreviadas pelas forças de segurança, levando consigo os sonhos delas e a alegria de famílias inteiras? Witzel e Bolsonaro, e as suas políticas belicistas, são cúmplices desse extermínio. O gatilho que foi puxado contra João Pedro foi puxado pelo poder da caneta de ambos.

A Juventude do PT exige justiça pra João Pedro, para a menina Ághata Vitória e para todas as nossas crianças, adolescentes e jovens negros e negras. Que as autoridades, ditas “competentes”, coloquem a sua competência à prova e se movam para que sejam punidos todos os assassinos, fardados ou não.

As nossas vidas importam!
Parem de nos matar!

Juventude do PT – RJ

Juventude do PT Nacional

Brasília, 19 de maio de 2020

PT Cast