SEPPIR e Unfpa selecionam consultores para realizarem oficinas na Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo e Paraíba

As oficinas são a principal ação da SEPPIR no âmbito do Plano Juventude Viva

Até o dia 23 de maio, o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) está com edital aberto para vagas de consultoria por produto, para preparar e realizar as Oficinas de Identificação e Abordagem do Racismo Institucional no âmbito do Plano Juventude Viva, destinadas a gestores e servidores municipais e estaduais. As vagas são para a Bahia (4), Distrito Federal e entorno (2), Espírito Santo (2) e Paraíba (2). A iniciativa faz parte do estabelecido no Projeto de Cooperação Técnica entre a SEPPIR e o Unfpa.

A realização das Oficinas é a principal ação da SEPPIR no âmbito do Plano Juventude Viva e se enquadra no Eixo 4 – Aperfeiçoamento Institucional – que tem como propósito garantir que a atuação das instituições do Estado culminem na valorização da vida dos jovens negros. O enfrentamento ao racismo nas instituições que se relacionam com os jovens é central para a superação dos estigmas sobre os quais se fundamenta a violência.

O objetivo geral dos eventos é oferecer subsídios aos gestores e servidores públicos para identificação e abordagem do racismo nas instituições; elaboração de estratégias conjuntas para o seu enfrentamento no ambiente de trabalho e para a inclusão da perspectiva da igualdade racial nas ações programáticas das instituições.

Os interessados devem encaminhar currículo atualizado, carta de apresentação e documentos que comprovem experiência, em arquivos eletrônicos, identificados com o nome e sobrenome, para o e-mail: [email protected], com o assunto: Oficinas Juventude Viva/ Nome do estado para o qual se candidata.

Os requisitos para contratação são nível superior, preferencialmente da área de humanidades; mínimo de três anos de experiência comprovada com a temática racial; mínimo de um ano de experiência comprovada em facilitação e mediação de grupos; ser residente no estado para o qual está concorrendo à vaga.

São desejáveis conhecimentos sobre os principais conceitos e abordagens relacionados a políticas públicas, políticas de juventude, direitos humanos, relações raciais e, enfrentamento ao racismo.

A duração do trabalho é de 16 de junho a 10 de dezembro.

Juventude Viva – Os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (53,3%) dos 49.932 mortos por homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino. Em resposta a esse desafio, o Governo Federal lançou a primeira fase do Plano de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude Negra – Juventude Viva. Sob a coordenação da SEPPIR e da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, o Juventude Viva é fruto de uma intensa articulação interministerial para enfrentar a violência contra a juventude brasileira, especialmente os jovens negros, principais vítimas de homicídio no Brasil.

PT Cast