Setorial de Segurança Pública inicia construção dos núcleos de debate e intervenção

Reunião virtual teve como convidada a companheira Ana Penido, do MST, pesquisadora e educadora popular em temas de estratégia, defesa e forças armadas

Reprodução

Reunião virtual do Setorial Nacional de Segurança Pública do PT

O Setorial Nacional de Segurança Pública do PT realizou uma reunião virtual no dia 24/01/2024 para dar o início aos trabalhos de articulação dos Núcleos de debate e intervenção dos seguintes:

Núcleo de Análise e Inteligência, Núcleo de Combate ao Nazifascismo, Núcleo de Política Penal, Núcleo de Estratégia Geopolítica e Defesa, Núcleo de Perícia Forense, Núcleo de Estudo da Violência Contra a Mulher, Núcleo de Comunicação da Segurança Pública e Núcleo de Segurança Privada.

Os Núcleos de Análise e Inteligência, Combate ao Nazifascismo e Política Penal estão sendo reapresentados à militância enquanto os demais temas, tem a sua construção inédita.

A reunião teve como convidada a companheira Ana Penido, membra do MST, pesquisadora e educadora popular em temas de estratégia, defesa e forças armadas, um assunto de importância para que nossa militância do nosso partido, esquerda brasileira bem como toda nossa sociedade.

A companheira Ana trouxe um conteúdo extraordinário para a compreensão detalhada acerca deste universo tão importante, dinâmico e de extrema relevância para a nossa soberania que é o tema da Defesa.

Segundo a pesquisadora Ana Penido; “A política de defesa não é algo exclusivo de militares, ou apenas sobre armas. É um seguro para que o Brasil possa ter autonomia no cenário internacional, para que tenhamos condições de tomar soberanamente nossas decisões. É uma política pública, que deve estar subordinada a democracia e controle popular, como todas as outras.

Com a participação de militantes de vários cantos do Brasil, a atividade nos trouxe outras perspectivas com relação a política de defesa tendo inclusive, um encaminhamento muito importante, a necessidade da  realização da I Conferência Nacional de Defesa com a participação popular, afinal de contas, política de defesa não é algo exclusivo para militares ou apenas sobre armas, é sobre democracia. O encaminhamento será enviado a nossa presidenta Gleisi Hoffmann para que posteriormente seja entregue ao governo do nosso presidente Lula.

O Coordenador Nacional de Segurança Pública do PT, companheiro Abdael Ambruster, que também coordena o Núcleo de Análise e Inteligência, convidada toda militância a participar desta importante construção, com pautas que interessam e muito para a construção de políticas públicas para o nosso país.

A construção dos Núcleos do Setorial de Segurança Pública do PT está no calendário das atividades de aniversário de 44 anos do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, éa nossa maneira de comemorar a aniversário do maior partido de esquerda da América Latina, com mobilização e luta, disse o companheiro Abdael Ambruster.

Logo teremos uma data oficial para o lançamento dos Núcleos para que toda nossa militância possa acompanhar e participar.

Venha fazer parte dos Núcleos do Setorial Nacional de Segurança Pública do PT e ajude o governo do nosso presidente Lula, bem como em nossos estados, municípios e territórios, naconstrução de propostas para melhorar a vida da nossa população, procure o Diretório do PT mais perto da sua casa, contate também os Coordenadores e Coordenadoras Estaduais/Municipais de Segurança Pública e venha para a luta.

Nada sobre nós sem nós também diz a respeito da militância, profissionais e pesquisadores da segurança pública do PT.

Setorial Nacional de Segurança Pública do PT