Solidariedade com a luta do povo francês

O Partido dos Trabalhadores manifesta sua preocupação ante a situação de luta contra a reforma de aposentadoria proposta pelo governo Emmanuel Macron.

O Partido dos Trabalhadores manifesta sua preocupação ante a situação que se estende a quase dois meses na França, de luta contra a reforma de aposentadoria proposta pelo governo do presidente Emmanuel Macron.

Grande parte da população francesa será afetada negativamente por essas medidas, sobretudo os que já estão em situação precária, havendo ainda o risco de aumento da concentração de renda, da pobreza e da desigualdade no país.

Esta é a situação que vivemos no Brasil desde o golpe contra a Presidenta Dilma. Estamos em uma situação de insegurança crescente, com algumas reformas já aprovadas e outras propostas que estão a caminho e colocarão cada vez mais pessoas em situação de risco social e econômico.

Não concordamos com esse avanço de políticas neoliberais pelo mundo e reafirmamos nosso compromisso histórico de lutar contra a fome, a pobreza e a desigualdade, e a favor dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional

Romênio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Solidarité avec la lutte du peuple français

Le Parti des travailleurs exprime son inquiétude sur la situation en France, qui dure depuis près de deux mois, de la lutte contre la réforme des retraites proposée par le gouvernement du Président Emmanuel Macron.

Une grande partie de la population française sera affectée négativement par ces mesures, en particulier les personnes qui sont déjà dans une situation précaire, et il existe également un risque de concentration accrue des revenus, de la pauvreté et des inégalités dans le pays.

C’est la situation que nous connaissons au Brésil depuis le coup d’État contre la présidente Dilma. Nous sommes dans une situation d’insécurité croissante, avec certaines réformes déjà approuvées et d’autres propositions qui sont en cours et qui mettront de plus en plus de personnes en danger sur le plan social et économique.

Nous ne sommes pas d’accord avec cette avancée des politiques néolibérales dans le monde et nous réaffirmons notre engagement historique à lutter contre la faim, la pauvreté et l’inégalité, ainsi qu’en faveur des droits des ouvriers et des ouvrières.

Gleisi Hoffmann
Présidente nationale