Universidade criada para valorizar cultura negra dobra número de vagas em 2015

Instituição pretende abrir cinco cursos de graduação ligados a área de tecnologia

Dez anos depois de iniciar a primeira turma, a Faculdade Zumbi dos Palmares vai duplicar o número de vagas em 2015. Para isso, abrirá cursos de graduação nas áreas de gestão da segurança privada, gestão de tecnologia da informação, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em logística e segurança da informação.

Leia outras notícias sobreEducação no R7

Criada para promover a inclusão do negro no ensino superior, a faculdade recebeu autorização do MEC (Ministério da Educação) para abrir os cursos, que terão duração de 2 anos.

A Zumbi dos Palmares, que seleciona os estudantes em um vestibular tradicional com prova organizada internamente e pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), tem 85% dos alunos autodeclarados negros.

No 1º dia, mais de 390 mil candidatos se inscrevem no Enem

José Vicente, reitor da insituição, explica que aguarda a publicação da decisão do MEC no DOU (Diário Oficial da União) para implantar as turmas. Ele conta que a instituição tem cerca de mil alunos, mas deve chegar a oferecer duas mil vagas com os novos cursos.

Fazendo um balanço dos dez primeiros anos de existência da Zumbi dos Palmares, o reitor salienta que a faculdade vive um período de consolidação.

— Nestes dez anos, cumprimos o primeiro estágio da nossa missão, que consistiu na promoção e implantação de uma unviersidade voltada para anteder e promover o interessa da população negra. Agora vamos partir para a consolidação. Por isso, decidimos aumentar o número de vagas e opções de graduação.

Estudantes negros de Harvard protestam contra preconceito

Sobre a duração e a área escolhida para os cursos, o reitor salienta que as tumas foram planejadas para promover “a inclusão de jovens negros no mercado de trabalho”, por isso estão voltadas para áreas que tem grande demanda por profissionais.

— Os estudantes que chegam na universidade estão sedentos para entrar no mercado de trabalho. A tecnologia da informação está entre as áreas que mais demandam mão de obra qualificada, por isso todos os novos cursos são ligados a ela.

Políticas de inclusão

Citando o dia treze de maio, data em que o Brasil comemora a abolição da escravatura, Vicente frisa que a instituição é a “primeira faculdade voltada para ampla inclusão da cultura dos negros do Brasil” e, por isso, ainda tem muito o que avançar.

— A Zumbi foi constituída para promover a inclusão dos jovens afordescendentes e outras minorias no ensino superior. Agora nos preocupamos em promover a valorização da cultura e da estética desta parcela da população brasileira que ainda não é representada como deveria.

Vicente relata, ainda, que a Zumbi dos Palmares já formou 2.100 pessoas e que muitas delas foram as primeiras em suas famílias a ter um diploma universitário.

Organização

A instituição mantém cota de 50% para alunos afrodescendentes, que hoje frequentam cursos de graduação nas áreas de administração, direito, tecnológico em transporte terrestre e em recursos humanos, pedagogia e publicidade.

Com disciplinas voltadas para a valorização da cultura negra e um centro de pesquisa e coleta de dados dos afrodescendentes, a Zumbi dos Palmares dedica parte das atividades a pesquisa e projetos de inclusão racial. Além disso, realiza uma feira afroétnica e programas de intercâmbio estudantil com unversidades de Angola e dos EUA.

Mantida pela AFROBRAS (Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural), a universidade é privada sem fins lucrativos. Segundo assessoria de imprensa da faculdade, os alunos que não são bolsistas pagar valores próximos a meio salário mínimo nos cursos de graduação.

Fonte: Do R7

PT Cast