Boletim 424 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 19/4/2019 – 378 dias de resistência – 19h35

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. José Celso Martinez Corrêa, conhecido como Zé Celso, um dos nomes mais importantes ligados ao teatro brasileiro, escreveu uma carta para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na qual afirma que sua prisão arbitrária e política foi o maior de todos os golpes que o Brasil sofreu. Na carta, ele rememora a luta contra a ditadura (1964-85), lista os retrocessos democráticos recentes no País e diz concordar com Noam Chomsky de que Lula é o preso político mais importante do mundo na atualidade. Leia a íntegra: https://tinyurl.com/yxo3ugtb

2. Nesta sexta-feira (19), manifestantes se juntaram no Memorial da Resistência, em São Paulo, para lembrar a primeira prisão política de Lula. No dia 19 de abril de 1980, há 39 anos, Luiz Inácio Lula da Silva, então líder sindical no ABC paulista, foi preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), a polícia política da ditadura militar. Saiba mais: https://tinyurl.com/y4u5u7hk

3. A continuidade do quarto episódio da série ”Um ano por Lula Livre” é o destaque da Rede Lula Livre desta sexta-feira (19). A candidatura de Fernando Haddad (PT) e Manuela D’Avila (PCdoB) e a resistência contra o fascismo representado na campanha de Jair Bolsonaro são alguns dos momentos relembrados no episódio chamado ”Eleições sem Lula foram fraude”. Acesse: https://tinyurl.com/y254tco5

4. A autorização do Supremo Tribunal Federal para Lula dar entrevistas aos jornalistas Mônica Bergamo e Florestan Fernandes Júnior, bloqueadas pela mesma Corte no ano passado, é de suma importância, pois reafirma a liberdade de expressão como um direito absoluto dos brasileiros. Essa opinião foi expressada por Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia, em sua coluna no Brasil 247. “A decisão sobre Lula representa um passo importante na defesa do Estado Democrático de Direito, e recorda uma herança autoritária deixada pela campanha presidencial de 2018”, afirma. Leia mais: https://tinyurl.com/yyb4v9xp