Bolsonaro corta quase R$ 1 bilhão em vacinas do SUS, denuncia Padilha

Deputado federal foi à tribuna da Câmara denunciar o corte orçamentário feito pelo desgoverno Bolsonaro

Lula Marques

Ex-ministro da Saúde, o deputado Alexandre Padilha critica governo: “Xenofobia ideológica, critérios diversos para antecipar compra para vacinas de um país e de outro não, e ignorar a análise técnica da Anvisa sobre eficácia, são más práticas administrativas que precisam ser investigadas, punidas e corrigidas”

O ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) foi à tribuna da Câmara para denunciar um corte orçamentário promovido pelo governo de Jair Bolsonaro que tira quase R$ 1 bilhão das vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS). Padilha ainda considerou que esse movimento vai na direção do pensamento de Olavo de Carvalho, que é contrário às vacinas.

“Foi encaminhado pelo presidente Bolsonaro a proposta de orçamento do Ministério da Saúde pro ano de 2020 e o que mais me surpreendeu foi a proposta de redução dos recursos do Programa Nacional de Imunização, o programa nacional de vacinas. O Brasil está vendo a reemergência do sarampo, a falta de vacina pentavalente, a falta de vacina da polio, a destruição do PNI e Bolsonaro reduz os recursos para 2020”, declarou.

Pelo Twitter, Padilha ainda completou e comparou o corte no orçamento com o movimento anti-vacina. “Parece que Bolsonaro resolveu seguir de vez seu guru Olavo de Carvalho e o fundamentalismo anti-vacina. Tirou quase 1 bilhão das vacinas do SUS. Ignorância de mãos dadas com vidas perdidas”, avaliou.

Por PT na Câmara