Brasil Contra Fake: vídeo alerta para a destruição causada pelas mentiras

No filme divulgado pela campanha contra a desinformação, jovem conta como a mãe morreu espancada após ter a imagem associada a uma notícia falsa

Reprodução

Yasmim perdeu a mãe, brutalmente morta, por causa de uma mentira espalhada na internet (Foto: Reprodução)

A campanha Brasil Contra Fake, recém-lançada pelo governo federal, divulgou, nesta quarta-feira (29), um vídeo que mostra como informações falsas são perigosas e podem até mesmo matar (assista abaixo).

O filme conta uma tragédia real provocada por um boato. Na peça, a jovem Yasmim conta como a mãe, Fabiane, foi espancada até a morte no Guarujá (SP), após a divulgação de uma foto dela associada a uma mentira espalhada nas redes sociais.

“As fake news andam junto com o ódio e podem trazer consequências irreversíveis para a sociedade. É hora de nos unirmos pela reconstrução de um Brasil da verdade”, escreveu o presidente Lula no Twitter ao divulgar o vídeo da campanha.

Segundo o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, as fake news podem matar, destruir vidas e reputações, disseminar violência e preconceitos e trazer graves prejuízos a democracia.

Por isso, ressaltou, o governo continuará desempenhando sua missão de informar corretamente a população. “Não é razoável que diariamente sejam produzidas fake news e desinformações sobre campanhas de vacinações, impostos que não existem, ações do governo que não existem, leis e decretos absurdos inexistentes, e o governo não esclareça a população”, argumentou.

O Brasil Contra Fake conta com um site onde o internauta tem acesso à versão correta das principais mentiras espalhadas nas redes sociais, além de receber orientações sobre como identificar e denunciar fake news. Acesse aqui, informe-se e divulgue!

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast