Brasil sabe superar dificuldades com esperança e sem ódio, declara Dilma

Presidenta afirma que o País vai conseguir manter as conquistas dos últimos 13 anos e que não haverá atrasos em relação a programas sociais e à democracia

Caucaia - CE, 28/08/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais em Caucaia/CE e entregas simultâneas em Fortaleza/CE, em Maracanaú/CE, em Castanhal/PA, em Colinas do Tocantins/TO e em Bom Conselho/PE do Programa Minha Casa Minha Vida. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff garantiu nesta sexta-feira (28), durante entrega de residências do Minha Casa Minha Vida, que o povo brasileiro é especial por saber superar as dificuldades sem rancor. “Superamos com esperança, amor no coração e nadinha de amargura ou ódio”, declarou, durante visita à Caucaia, no Ceará.

Dilma garantiu que não haverá retrocessos no País e criticou novamente quem aposta na política do quanto melhor, pior. “Eles pescam em águas turvas. Quando a água está clara nunca conseguem o que querem”, disse. Em diversos momentos de seu discurso, Dilma foi aplaudida pela plateia.

A presidenta declarou que o Brasil hoje é um País forte e democrático, com muitas conquistas dos últimos 13 anos a serem preservadas. “Conquistamos muita coisa e não vamos deixar haver retrocessos, nem em relação a programas, nem em relação à democracia”, afirmou.

Dilma ressaltou que muitos brasileiros sabem da força do País. “Eles têm orgulho de ser brasileiro e otimismo em relação ao seu país porque sabe que temos condições de crescer, de avançar e que demonstrou o que pode fazer”, reforçou.

“Ainda falta muito por fazer, mas mostramos que juntos somos capazes”, ressaltou, ao lembrar que, nos governos federais petistas, a região Nordeste passou por profundas transformações sociais e econômicas.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), discursou antes da presidenta e citou uma série de obras realizadas em parceria pelos governos federal e estadual para combater a seca e fortalecer a economia do estado.

“O que seria desse País sem as conquistas alcançadas nos últimos 12 anos? Aqui no Ceará, tivemos quatro anos consecutivos de seca e Fortaleza e região metropolitana não sofreram uma crise por causa de um canal construído com apoio do governo federal”, relatou.

Camilo Santana relacionou ainda os investimentos em cisternas e na integração do Rio São Francisco, que deve “garantir segurança hídrica para o estado” a partir do segundo semestre de 2016.

O governador citou ainda a assinatura, ainda nesta sexta, da ordem de serviço de um lote da Ferrovia Transnordestina, que vai ligar dois portos do Nordeste ao sertão do Piauí; o aumento de investimentos no Plano Safra e programas educacionais, como o Prouni, Fies e Pronatec.

“A senhora e o ex-presidente Lula são responsáveis por tornar esses sonhos que muitas gerações sonharam realidade”, elogiou. “Vou dedicar meu trabalho para defender esse governo que tem tornado realidade o sonho de pessoas pobres e humildes”, finalizou.

Residências – Mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega simultânea de 2.701 residências em Caucaia (CE), Fortaleza (CE), Maracanaú (CE), Castanhal (PA), Bom Conselho (PE) e Colinas do Tocantins (TO).

As famílias contempladas têm renda de até R$ 1,6 mil por mês. Desde sua criação, em 2009, o Minha Casa Minha Vida garantiu moradia para mais de 9,2 milhões de pessoas e entregou 2,3 milhões de casas e apartamentos.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias