Brasil vai punir responsáveis pelo desastre de Mariana, diz ministra

Ministra vai garantir reafirmar intenção do governo federal durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-21), em Paris

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, garantiu, em entrevista ao jornal “O Globo” publicada nesta quinta-feira (26), que o Brasil vai punir os responsáveis pelo desastre ambiental de Mariana (MG). Ela disse que a afirmação será feita durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-21), em Paris.

O evento acontecerá na capital francesa entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro. De acordo com Izabella Teixeira, o Brasil também garantirá, em Paris, que vai recuperar a bacia do Rio Doce.

“Nosso trabalho tem de virar um modelo. O Brasil tem um papel de protagonista nas negociações mundiais sobre o clima. Tivemos um desastre ambiental, o maior do mundo no setor de mineração, mas irei a Paris para dizer ao mundo que vamos resolver isso e punir aqueles que foram os responsáveis pelo que aconteceu”, explicou.

Durante a entrevista, a ministra reforçou que o governo federal tem atuado em várias frentes em relação ao desastre. “Os trabalhos não estão restritos ao atendimento às vítimas, à questão das outras barragens. Temos uma multiplicidade de atores e uma diversidade de ações que estão sendo avaliadas. Isso não é algo trivial, fácil de ser feito”.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do jornal “O Globo”

PT Cast