Brasileiros preenchem 92% das vagas do Mais Médicos

Pesquisa aponta que 90% dos médicos com CRM indicariam a participação no programa. Vagas remanescentes serão abertas para brasileiros formados no exterior

O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (9), que as vagas autorizadas pelo Mais Médicos, em 2015, foram preenchidas em 92% por profissionais brasileiros. Ao todo, 3.830 médicos atenderão a 1.208 municípios e seis Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei).

O governo federal autorizou, neste ano, a abertura de 4.146 vagas para 1.294 cidades e 12 distritos indígenas. As 286 vagas restantes serão ofertadas a médicos também brasileiros, mas com formação no exterior.

Segundo balanço divulgado pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, 46% dos médicos brasileiros que assumiram uma vaga são homens e 54%, mulheres. Além disso, 55% têm entre 26 a 30 anos e 51% contam com experiência em programas de saúde da família.

Ainda de acordo com o balanço do governo federal, o Nordeste preencheu 95% das vagas ofertadas. Foram 1.799 oportunidades e 1.726 vagas preenchidas por brasileiros. O Sudeste também ocupou 95% das vagas disponíveis e o Centro-Oeste, 93%. O Sul registrou 91% de adesão às vagas abertas e o Norte, 69%.

Satisfação – O Ministério da Saúde também divulgou, nesta quinta, pesquisa que aponta que os profissionais brasileiros que atuam no Mais Médicos estão altamente satisfeitos com a presença no Programa.

De acordo com o levantamento, 90% dos médicos com CRM disseram que indicariam a participação no programa a outros profissionais.

“O preenchimento de 92% das vagas com médicos com CRM Brasil mostra a consolidação do Mais Médicos”, lembrou Chioro.

“A adesão indica de que o programa tem qualidade, que os participantes brasileiros, além de satisfeitos com a participação, já estão indicando a outros profissionais. Mesmo locais com difícil acesso e com consequente dificuldade de provimento, tiveram alta taxa de preenchimento”, completou o ministro.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast