Com 218 novos profissionais no Rio, Mais Médicos segue ampliando cobertura no país

Depois do aumento de 105% no número de profissionais em 2023 em todo o Brasil, programa agora irá garantir atendimento a 752 mil cariocas pelo SUS

Divulgação/MS

Em um ano, o número de profissionais passou de 492 em janeiro de 2023 para 1.282 neste mês no estado do Rio

Depois do aumento de 105% no número de profissionais em 2023 em todo o Brasil, o programa Mais Médicos começa 2024 com mais 218 médicos na rede pública do Rio de Janeiro. Isso significa que cerca de 752 mil cariocas terão atendimento pelo SUS com a chegada desses novos profissionais.

Em solenidade na sexta-feira, 19, eles foram recebidos pela ministra da Saúde Nísia Trindade, e já começaram a trabalhar no mesmo dia, segundo matéria divulgada no site do ministério. Os novos profissionais se somam a outros 360 médicos que já atuam pelo programa no município e outros 108 devem chegar em março, garantindo o atendimento de mais 345 mil pessoas.

“Dia muito especial, prefeito Eduardo Paes. E na véspera do dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. Feliz que o Rio de Janeiro volte, um ano antes e com ajuda do #MaisMédicos, à meta de 70% das pessoas cobertas pela #SaúdedaFamília. Obrigada pela parceria! #Vivao SUS”, escreveu a ministra em seu perfil na rede X, ao repostar o prefeito do Rio.

Leia mais: Lula cuida da saúde do povo: Mais Médicos bateu recorde de profissionais em 2023

Segundo o ministério, o Mais Médicos chega a 2024 com um número bem mais alto do que os 77 que havia na capital do Rio em janeiro de 2023, quando o programa foi relançado. “A ampliação de vagas permite atendimento em toda a cidade, em especial, nas regiões de maior vulnerabilidade – com 1,6 milhão de pessoas beneficiadas ao todo”, informou o ministério em seu site.

No estado do Rio, em um ano o número de profissionais passou de 492 em janeiro de 2023 para 1.282 neste mês, garantindo atendimento para 4,4 milhões de pessoas nas cidades fluminenses. O governo federal busca incentivos para a fixação dos profissionais para que a população tenha acesso contínuo ao atendimento qualificado, especialmente quando se soma a outras estratégias, como a ampliação das equipes de Saúde da Família, destacou o Ministério da Saúde.

Leia mais – Lula, 1 ano de reconstrução: Jorge Solla explica a recuperação da Saúde

Balanço positivo

Em 2023, o Mais Médicos teve 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional. Com isso, 86 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados com a extensão do programa para 744 novos municípios de todas as regiões brasileiras.

Outro fato importante foi a chegada de médicos em 100% dos 34 distritos sanitários indígenas, um avanço importante diante da desassistência enfrentada por essa população nos últimos anos.

“Só no território Yanomami, o número de profissionais subiu de nove no início de 2023 para 28 atualmente. Ao todo, são 977 novos profissionais atuando na saúde indígena e em mais duas áreas: o Consultório na Rua e a saúde prisional”, divulgou o Ministério.

Em julho, o presidente Lula declarou que Mais Médicos significa levar aos mais longínquos lugares do país o atendimento decente ao cidadão por profissionais da saúde. “Nós sabemos que não é fácil. Não basta ter médico, é preciso que ele esteja onde as pessoas estão. Essa é a grandeza do médico de família e dos agentes de saúde. Essa nova versão do Mais Médicos veio para ficar e transformar o padrão de saúde do nosso país”, salientou o presidente.

Após a retomada do programa e divulgação do primeiro edital com 5.968 vagas, sendo mil vagas inéditas para a Amazônia Legal, o Mais Médicos bateu recorde com mais de 34 mil médicos inscritos – o maior número desde a criação do programa em 2013.

A retomada do programa é fruto da Medida Provisória 1.165, de 2023, que foi aprovada em junho pelo Congresso Federal. Durante a tramitação no legislativo, a MP recebeu diversas contribuições dos parlamentares e passou por amplo debate em quatro Audiências Públicas.

Incentivos para profissionais

A retomada do Mais Médicos traz estratégias de incentivos aos profissionais e oportunidades de qualificação durante a atuação no programa. O participante poderá fazer especialização e mestrado em até quatro anos. Os profissionais também passarão a receber benefícios, proporcional ao valor mensal da bolsa, para atuarem nas periferias e regiões de maior vulnerabilidade.

Para apoiar a continuidade das médicas mulheres, também será feita uma compensação para atingir o mesmo valor da bolsa durante o período de seis meses de licença maternidade, complementando o auxílio do INSS. Para os participantes do programa que se tornarem pais, será garantida licença com manutenção de 20 dias.

O Mais Médicos é classificado pelo governo federal como uma grande estratégia nacional para a formação de especialistas. A expectativa é que, nos próximos anos, cada equipe de saúde da família passe a contar com um especialista. Atualmente, o país registra mais de 50 mil equipes de saúde da família e mais de 10 mil médicos de família e comunidade.

Da Redação, com Ministério da Saúde

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast