Lula, 1 ano de reconstrução: Jorge Solla explica a recuperação da Saúde

Deputado federal pelo PT-BA explica como Bolsonaro destruiu o setor e mostra o que o governo Lula já conseguiu corrigir em apenas um ano de trabalho

SES-SC/Divulgação

Atacar as vacinas foi e continua sendo um dos maiores crimes do bolsonarismo

Após acompanhar atentamente os avanços e retrocessos ocorridos na saúde pública brasileira nas últimas décadas, o médico sanitarista e deputado federal Jorge Solla (PT-BA) afirma com convicção: o governo Bolsonaro promoveu uma “devastação gigantesca” no setor, exigindo do governo Lula um grande esforço de reconstrução (veja no vídeo a seguir).

Em entrevista ao Jornal PT Brasil (assista à íntegra no fim desta matéria), Solla ressaltou que, além de ter sido um dos países que mais perderam vidas para a Covid-19, com mais de 700 mil vítimas, o Brasil regrediu, desde o golpe de 2016, em praticamente todos os indicadores de saúde, como mortalidade materna e infantil, ocorrência de doenças preveníveis e taxa de cobertura vacinal. 

“Além disso, o Ministério da Saúde perdeu seu papel de liderança. O Sistema Único de Saúde (SUS) é formado pelo conjunto dos entes federados (municípios, estados e União), cada um com uma parcela de responsabilidade e atribuições. O ministério sempre foi o farol desse sistema, como articulador, organizador e principal financiador. Nesses anos de trevas do governo anterior, tudo isso se perdeu”, lamentou. 

E isso ocorreu porque houve cortes gigantescos de investimentos e custeio, além da perda de credibilidade. O deputado citou alguns exemplos estarrecedores. No governo Bolsonaro, a renovação da frota do Samu, que antes ocorria a cada cinco anos, foi interrompida. E mais de 4 mil serviços de saúde criados por estados e municípios nesse período ficaram sem receber verbas do governo federal.

“São hospitais, policlínicas, postos de saúde, equipes de Saúde da Família, CAPs, unidades do Samu. No meu estado, a Bahia, oito grandes hospitais regionais e 27 policlínicas estavam somente com financiamento estadual”, exemplificou.

Após um ano de governo Lula, a situação já mudou muito, garantiu Solla. Nos dois exemplos acima, o governo federal já agiu. A frota do Samu está sendo reposta — em 2024, serão 1.800 novas viaturas — e todos os novos serviços foram incorporados ao financiamento do Ministério da Saúde.

Sem falar no Novo PAC, que financiará vários equipamentos, e nos diversos programas que haviam sido desmontados e já foram retomados, como o Farmácia Popular, o Mais Médicos e o Programa Nacional de Imunizações. E todos voltaram ampliados e melhorados. “Isso porque nós vamos reconstruir, mas não vamos nos conformar em apenas voltar a 2016. Estamos reconstruindo para fazer ainda mais e melhor do que nós tínhamos”, disse o parlamentar.

LEIA MAIS:
Baixa vacinação é grave e triste herança do negacionismo de Bolsonaro
Revista mostra como desmonte do Mais Médicos causou a morte de crianças
Farmácia Popular ampliou o acesso a mais de 55 milhões de pessoas
Novo PAC: governo Lula investe R$ 30,5 bi para ampliar atendimento em saúde
Com reformulação do Mais Médicos, programa atinge patamar recorde

Desafio é maior na vacinação

Segundo Solla, porém, Bolsonaro causou uma destruição que está mais difícil de superar: o ataque às vacinas, que fez despencar a taxa de cobertura vacinal no país. “O retrocesso que o governo Bolsonaro fez na vacinação foi de 30 anos. As coberturas vacinais retroagiram à década de 1990.” 

Segundo ele, municípios que tinham cobertura vacinal de 95%, estão com índices de 45% ou 50%, ameaçando o país a conviver mais uma vez com doenças erradicadas décadas atrás, como sarampo e poliomielite.

Reverter esse quadro é mais complexo porque passa por uma processo de reeducação da sociedade e combate ao discurso que a extrema direita insiste em manter. “Recuperar cultura, credibilidade, exige investimento de maior fôlego. Infelizmente, essa turma transformou o discurso antivacina numa forma de dividendo político eleitoral. Isso é algo irresponsável, criminoso”, disse.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast