Brasileiros são contra mineração em terras indígenas, defendida por Bolsonaro

Pesquisa Datafolha revela que 86% do povo brasileiro é contra a proposta de permitir exploração mineral nesses territórios; a reprovação é alta em todos as regiões do país

Rogério Assis/ISA

Maioria dos brasileiros rejeita abrir mineração em terras indígenas

A maioria dos brasileiros e brasileiras é contra a proposta de Jair Bolsonaro (PSL) de permitir a exploração mineral em terras indígenas. Segundo pesquisa Datafolha, contratada pelo Instituto Sociambiental (ISA), 86% do povo reprova que empresas pratiquem esse tipo de exploração, uma das propostas absurdas feitas por Jair.

Atualmente, permitir que empresas explorem terras indígenas é ilegal, mas a intenção de Bolsonaro visa que a prática seja autorizada. A Constituição determina que esse tipo de exploração só poderia ser realizada através de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional, e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabelece que os povos indígenas devam ser consultados para “determinar se os interesses desses povos seriam prejudicados, e em que medida, antes de se empreender ou autorizar qualquer programa de prospecção ou exploração dos recursos existentes em suas terras”, de acordo com matéria da Folha de S. Paulo.

O sócio e fundador do ISA e ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Santilli, explicou que a pesquisa mostra “uma vontade inequívoca dos brasileiros de preservar as terras, o que o Congresso precisa considerar nessa discussão”.

Em todas as regiões a rejeição a proposta de Bolsonaro é alta, com um mínimo de 80% nas faixas de todas as escolaridades, idades, sexos, classificações econômicas e ocupações. O Norte e Centro-Oeste, onde se concentram a maior parte dos territórios indígenas e principais alvos do plano de Jair, possuem índices de 80% de reprovação. No Sudeste, 88% dos brasileiros e brasileiras da região rejeitam a proposta.

O assessor jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), indígena Luiz Eloy Terena, afirmou que a maioria dos índios é contra a mineração nas terras “o que o Bolsonaro está dizendo é que ‘os índios querem mineração’. Os índios não querem mineração. A nossa relação com a terra é totalmente diferente, é de preservação da terra e dos recursos naturais”. Ele também denunciou que o governo de Jair tenta cooptar alguns indígenas a aceitarem a mineração para promover divisão no movimento indígena.

Para a professora indígena e escritora, Eliane Potiguara, a proposta de Bolsonaro é “um projeto genocida. A ditadura militar tentou isso. Parece que estamos vivendo de novo os anos 70 e 80. Eles querem desqualificar a identidade dos povos indígenas, dizer que eles querem tirar proveito econômico das terras”.

A pesquisa Datafolha foi realizada de 2 a 4 de junho, e realizou 2.088 entrevistas em 168 municípios de todas as regiões do país.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações da Folha de S. Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast