Candidatos podem consultar vagas do Sisu

Inscrições para vagas em instituições públicas de ensino superior começam dia 19 e seguem até 22 de janeiro

A partir desta segunda-feira (12), candidatos de todo o Brasil que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 podem consultar as vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita na página do Sisu na internet. As inscrições abrem no próximo dia 19 e vão até dia 22 de janeiro.

Para o ingresso no primeiro semestre de 2015, serão oferecidas 205.514 vagas em 128 instituições públicas de ensino. O número representa um aumento de 20% nas vagas oferecidas e de 11% nas instituições participantes. A lista contém mais de 5,6 mil cursos superiores, 19% a mais que no ano anterior.

O curso de Medicina foi o que mais cresceu, passando de 2.925 na primeira edição de 2014 para 3.758, um aumento de 28% na oferta. Em seguida está Engenharia, que passou de 25.128 em 2014 para 30.749, em 2015.

O Sisu disponibiliza vagas em 59 das 63 universidades federais, em todos os 38 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefet).

Inscrições – Para se inscrever nas vagas disponíveis no Sisu é preciso ter feito o Enem em 2014 e não ter tirado zero na prova de redação. O resultado da prova será divulgado nesta terça-feira (13), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É possível se inscrever em até duas opções de curso e escola.

Neste ano, 37,5% das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas, conforme determinado pela Lei das Cotas (Lei nº 12.711/2012). Entretanto, 68% das instituições participantes já destinam esse número mínimo para egressos de escolas públicas.

Da Redação da Agência PT de Notícias