Ceará ganha novo Instituto Federal de Educação

Número de instituições de ensino técnico e superior no estado passou de quatro para 26, em oito anos

O ministro da Educação, Cid Gomes, e governador do Ceará, Camilo Santana (PT), inauguraram, nesta segunda-feira (26), o novo campus do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), no município de Itapipoca, litoral oeste do estado. Esta é a 26ª unidade da instituição de ensino federal do estado cearense.

De acordo com Camilo, a expansão do ensino técnico e superior no estado é prioridade do governo estadual e federal. A expectativa do governador é continuar a aumentar a rede de ensino no estado e entregar outras sete unidades até o final de 2016. Ele ainda lembrou que o número de institutos federais no Ceará passou de quatro, em 2007, para 26 atualmente.

“Não vamos medir esforços para expandir as Escolas de Ensino Profissionalizante de Tempo Integral para todas as cidades do Ceará”, garantiu Camilo.

Na cerimônia de inauguração, o ministro da Educação prometeu não “medir esforços” para ampliar o acesso à educação em todos os níveis no estado.

“O nosso compromisso de ampliar a educação se firma com a implantação de um Campus avançado da Universidade Federal em Itapajé, que eu já assegurei e eu assumo o compromisso de não medir esforços para criar o Campus avançado da UFC em Itapipoca”, disse Cid Gomes.

O campus em Itapipoca é fruto de uma parceria entre o governo federal e estadual, que doou o terreno e financiou parte da construção do prédio. As aulas ofertadas beneficiarão também os municípios de Itapajé, Irauçuba, Tururu, Uburetama, Miraíma e Amontada.

Os cursos oferecidos no novo espaço foram definidos por meio de consulta pública e as matrículas serão abertas ainda no primeiro semestre deste ano. No entanto, desde dezembro do ano passado, a unidade tem cursos de operador de computador e de cuidador de idoso, para uma turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em andamento.

Os prédios do novo instituto federal contam com dez laboratórios e dez salas de aula, cantina, ginásio poliesportivo coberto, biblioteca e auditório para 182 lugares.

Ao todo, a unidade oferece cursos técnicos de Edificações, Mecânica, Sistemas de Energias Renováveis, Meio Ambiente, Desenho de Construção Civil, Multimeios Didáticos, Tradução e Interpretação de Libras, Nutrição e Dietética.

São ministrados ainda os cursos superiores tecnológicos de Mecatrônica Industrial, Agrimensura e Saneamento Ambiental, bem como os cursos superiores (licenciaturas) em Física e Teatro.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias