Chegou o momento de uma nova geração na política brasileira, afirma Jefferson

Em reunião com o ministro da Casa Civil, o secretário nacional de JPT tratou das políticas de juventude no Brasil, da realização da 3ª Conferência Nacional da Juventude e falou dos resultados do 3º ConJPT

O secretário nacional de juventude do PT, Jefferson Lima, reuniu-se com o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, nesta terça-feira (24).

Na pauta, as políticas de juventude no Brasil, assim como o 3º Congresso Nacional da Juventude do PT (3º ConJPT), realizado no último final de semana, e a 3ª Conferência Nacional da Juventude (3ª ConJuv), que acontecerá entre os dias 16 e 19 de dezembro, em Brasília (DF).

Segundo Jefferson, recém reeleito para nova gestão à frente da secretaria de Juventude do Partido dos Trabalhadores, a conversa com o ministro Wagner foi proveitosa.

Ao tratar da 3ª Conferência Nacional da Juventude, secretário da JPT afirmou que o evento precisa dar duas respostas: o fortalecimento da Secretaria Nacional de Juventude; e apresentar demandas que dialoguem com a vida real da juventude brasileira.

“É preciso fortalecer a instituição como um órgão de articulação política, de execução de projetos e programas, com capacidade real de fazer parcerias com outros ministérios para programas e projetos que sejam importantes para a vida dos jovens”, expressou.

E acrescentou: “Além disso, dessa Conferência devem sair demandas que dialoguem com a vida real da nossa juventude, não só os temas macro da política e da sociedade braseira, mas também os temas que são do cotidiano da nossa juventude. A vida dos jovens na cidade, a discussão das drogas, a questão da segurança pública, o fortalecimento na área de saúde, na área da educação”.

Sobre a Secretaria Nacional de Juventude, Jefferson fez questão de expor sua opinião ao ministro Wagner, reforçando o entendimento de manutenção da SNJ e do “lugar de fala” da juventude no Governo Federal.

“A JPT avalia que é preciso manter a SNJ com status de secretaria e fortalecer o espaço da secretaria, fortalecer o espaço como instrumento, como secretaria com real poder de articulação, fazendo parte do núcleo que decide os rumos do governo federal, porque sempre foi assim, na gestão do presidente Lula e da presidenta Dilma”, ponderou.

Jefferson disse, ainda, que é necessário manter a SNJ dentro do núcleo duro de governo com reais condições de fazer interlocução e transversalidade entre os Ministérios “e ter força política para apresentar projetos e programas que sejam executados no próximo período”.

3º ConJPT – Outra pauta da conversa foi o 3º Congresso da Juventude do PT, que aconteceu entre os dias 19 e 22 de novembro, em Brasília (DF).

“O ministro parabenizou a Juventude do PT pelo Congresso e pela reeleição, e destacou que agora os desafios aumentaram, a responsabilidade dessa nova gestão é maior, porque nós temos que construir uma gestão bem melhor do que foi essa última”, contou Jefferson.

Para Wagner, a disputa na sociedade é grande e exige que a JPT saiba dialogar com as juventudes brasileiras.

“O momento político exige de nós firmeza no rumo, sem sectarismo, e humildade para absorver críticas, sem vacilar na defesa do que é fundamental: o projeto político que vem mudando o Brasil, com desenvolvimento e justiça social”, falou o ministro.

“Expressei a minha avaliação de que o PT precisa passar por uma transformação geracional, de incorporar novos quadros, de novas perspectivas de pautas, de compromissos políticos com a sociedade brasileira, que dialogue mais com essa geração. E também do debate para as eleições de 2016, de ter candidatura jovem, de empoderamento da juventude”, acrescentou Jefferson.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast