Chico Vigilante
O nordestino Francisco Domingos dos Santos saiu de Vitorino Freire no Maranhão rumo ao Planalto Central. Como a maioria dos que chega à capital federal, com a bagagem repleta de sonhos, sendo o principal deles o de vencer na cidade grande. Determinado, Francisco logo arrumou uma oportunidade como vigilante. Na solidão do trabalho noturno, tinha como companhia um radinho de pilhas onde ouvia entusiásticas declarações de outro trabalhador, representante de muitos companheiros no ABC paulista: Lula da Silva. Aquele que mais tarde viria a ser um grande amigo e companheiro de legenda foi primeiro ídolo e referência para a formação do caráter sindicalista de Chico Vigilante.
Francisco virou Chico Vigilante. Em 1979, entrou para a vida pública com a criação daAssociação dos Vigilantes do DF, posteriormente transformada em Sindicato, do qual foi presidente entre 1984 e 1990.
Chico Vigilante ajudou a fundar o PT-DF, que presidiu por três vezes. Antes disso, esteve à frente da Central Única dos Trabalhadores – CUT, por nove anos consecutivos, onde também participou da criação.
Na Câmara Legislativa do DF sua luta se identifica de maneira especial com os que mais precisam da atenção do Estado: moradores de áreas de baixa renda, trabalhadores terceirizados, vigilantes (sua categoria), consumidores, servidores públicos, mulheres, idosos, estudantes, movimento cultural, feirantes, quiosqueiros, cantineiros.
-
ArtigosBrasilEconomiaInfraestrutura“A Neoenergia venceu o leilão de privatização da Companhia de Energia de Brasília e vai assumir o controle da estatal. Demissão de funcionários e terceirização dos serviços. O GDF vai embolsar um dinheiro agora e perderá a possibilidade de agir como defensor dos direitos dos brasilienses no tema da energia”, denuncia o deputado distrital Chico Vigilante (DF)
-
ArtigosBolsonaroBrasilEconomiaPandemiaPolítica
Chico Vigilante : As comorbidades de Guedes e Bolsonaro
A obsessão por cortes orçamentários, a aplicação irracional da Emenda Constitucional do teto de gastos é visível e destrutiva, pois impacta as políticas sociais e os investimentos públicos. -
“Quer aproveitar a confusão e a leniência da mídia que compartilha de suas asneiras liberais para dizer que o desemprego alto, a informalidade assassina, a insuficiência orçamentária, tudo é problema do vírus”
-
Deputado alerta Secretaria da Saúde do DF para a necessidade de um plano de prevenção capaz de amenizar o sofrimento da população na saúde
-
Artigos
Chico Vigilante: Ataque a jornalista mostra que Bolsonaro deve ser submetido a exame de sanidade
“É muito desalentador ver que Jair Bolsonaro, um elemento inábil, se vale de informações de um site de Fake News para atacar a honra e a dignidade de uma profissional da imprensa” -
“Os poderosos temem Lula livre, mesmo que seja por horas, em um velório familiar. Eles têm medo da centelha que pode incendiar o sentimento de um povo livre”
-
“É com Lula que o Brasil será feliz de novo e é Lula quem resgatará a esperança dessa multidão de brasileiros e de brasileiras desiludidos”
-
“Que se multipliquem na coragem de enfrentar as regras da FIFA e de usarem sua glória aos olhos do mundo em defesa da causa de uma Palestina Livre”
-
Tribuna de Debates do PT
Chico Vigilante: O elo entre abstenção, voto nulo e a criminalização da política
“Que legitimidade terá uma eleição no Brasil, sem a presença de Lula e com a maioria do povo não se manifestando ou anulando seu voto? Nenhuma” -
” O magistrado conseguiu seus 30 segundos de fama no Jornal Nacional, mas como fica nossa democracia?”, questiona o deputado distrital.
-
Desesperados com a resiliência de Lula, com sua fenomenal liderança popular, com sua coragem e nobreza política, é só isso que eles querem, que Lula morra
-
Para a presidenta do PT-DF, deputada Erika Kokay, o Partido dos Trabalhadores ousa e radicaliza na democracia ao lançar esse projeto por todo País
- 1
- 2