Vigilância Epidemiológica: a necessária atenção à prevenção

Deputado alerta Secretaria da Saúde do DF para a necessidade de um plano de prevenção capaz de amenizar o sofrimento da população na saúde

Deputado distrital Chico Vigilante

Todos sabemos que as estratégias para alcançar bons indicadores de saúde, em qualquer âmbito de gestão, incluem uma ampla gama de políticas, contando com equipamentos e recursos humanos qualificados, políticas de análise de dados e uma visão dinâmica das iniciativas de prevenção.

Dentre esses elementos, destacam-se as ações de vigilância epidemiológica, cuja eficácia cumpre o papel de proteger a sociedade, com evidente economicidade, pois impedem despesas evitáveis e previnem a sobrecarga das unidades de atendimento emergencial e dos leitos de internação.

Pois bem: os gastos do GDF com as ações de vigilância epidemiológica caíram drasticamente nos últimos cinco anos. Em 2014, foram empenhados R$ 29 milhões. Em 2015, o gasto caiu para R$ 5,7 milhões e, no ano seguinte, para R$ 4,2 milhões. Em 2017, a execução dessa despesa caiu ainda mais: R$ 3,7 milhões e R$ 2,3 milhões, no ano passado.

Os dados do acompanhamento orçamentário, de janeiro até março deste ano, revelam empenhos de R$ 649,4 mil dos R$ 12,2 milhões orçados para 2019. Isso significa menos de 6% do que foi autorizado. Em mais de 80 dias transcorridos do ano de 2019, pelo menos 20% já deveriam ter sido empenhados.

Neste ano, já registramos 2.921 casos prováveis de dengue. Foram 504 no mesmo período de 2018. Representa um acréscimo de 479%. Todos sabemos que a dengue tem seu melhor combate pela prevenção, com ações territoriais que combinam vigilância, educação e mobilização da opinião pública para que essa luta seja do estado e da população, conjuntamente.

Por isso, alertamos a Secretaria da Saúde do Distrito Federal para a necessidade de acelerar a execução orçamentária, com um plano de prevenção capaz de amenizar o sofrimento das pessoas e que contribua para aliviar a já congestionada infraestrutura de saúde do DF.

Deputado Chico Vigilante (PT)