Coalizão Negra por Direitos denuncia crime contra jovem congolês à ONU

Pedido de providências sobre a morte de Moïse Kabagambe será enviado ao Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial da ONU nesta quarta-feira, 2, segundo Douglas Belchior

Toni Pires / ElPais

Coalizão Negra por Direitos denuncia crime contra jovem congolês à ONU

O assassinato bárbaro do jovem congolês, Moïse Kabamgabe, será denunciado pela Coalizão Negra por Direitos ao Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira, dia 2.

Douglas Belchior, um dos coordenadores da coalizão, defende a repercussão mundial contra a xenofobia, o racismo e a desumanização. A articulação reúne mais de 200 entidades, coletivos e organizações do movimento negro.

A intenção da denúncia é pressionar as autoridades por respostas e a punição dos responsáveis pelo crime brutal contra o jovem, que chegou ao Brasil com a mãe e irmãos, em 2014. Na semana passada, ele foi espancado até a morte na Barra da Tijuca (RJ) após cobrar o pagamento do serviço realizado em um quiosque.

“Ou a ONU se posiciona, ou será conivente e cúmplice. O mundo precisa saber que o Brasil é um país racista onde, em pleno 2022, é possível que se amarre pelas mãos e pés uma pessoa negra, espanque e mate a pauladas”, disse Belchior à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Indícios de milícia

Em entrevista ao Jornal da Rádio PT, Belchior ressalta que há indícios de que milicianos tenham envolvimento com o assassinato do jovem congolês.

“É a mesma milícia, no contexto amplo e geral, que assassinou Marielle Franco, e que hoje ocupa o poder do Planalto Central, é gestor da política e sobretudo impulsionador de uma lógica violenta e da própria tortura e práticas violentas por parte do Estado”, ressalta.

Ele destaca ainda que o Brasil tem “um presidente com explícitas relações com a milícia, que tem como base fundamental as Forças Armadas como segurança oficial do Estado e que seu elemento de discurso principal de mobilização da sua base é a violência a partir do uso de armas. Não é possível ignorar esse entrelaçamento”.

“O Estado brasileiro é o maior violador de direitos humanos do Brasil. É o primeiro violador e o mais importante violador. Ele emana uma mensagem de dinâmica possível para a sociedade, de autorização para determinados posicionamentos e dinâmica social”, explica.

Ouça a entrevista de Belchior à Rádio PT, na íntegra, abaixo:

Requintes de crueldade

Em um governo que dissemina o ódio por meio de Bolsonaro, Belchior lamenta que a prática de requintes de crueldade representa o Brasil. O assassinato de Möise foi, para ele, um crime que ultrapassa o desrespeito, que alimenta a dinâmica análoga à escravidão, a usurpação e a super exploração do trabalho, além de ter “elemento xenofóbico, racista e absolutamente determinante com desumanização total, absoluta e a crueldade”.

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal também foi acionada pela bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), que pediu investigação rigorosa sobre a barbaridade cometida contra o congolês.

Manifestações neste sábado

O movimento negro promoverá protestos antirracista e antixenofobia no Rio de Janeiro e em São Paulo neste sábado, 5.

No Rio de Janeiro, a manifestação ocorrerá a partir das 10h, em frente ao quiosque onde aconteceu o assassinato, no posto 8 da praia da Barra da Tijuca.

Em São Paulo, o ato acontecerá também no mesmo horário, às 10h, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista.

Da Redação, com informações da Folha de S. Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast