Com Aécio, agricultura familiar voltaria ao segundo plano

Deputado Bohn Gass, Secretário Nacional Agrário do PT, diz que fala do tucano na CNA ameaça políticas públicas essenciais a quem produz comida

O Secretário Nacional Agrário do PT, deputado federal Elvino Bohn Gass, questiona se Aécio Neves (PSDB) vai deixar mais clara sua promessa de um superministério da Agricultura, feita em discurso nesta quarta-feira (6), na Confederação Nacional da Agricultura.“Desafio o candidato do PSDB à Presidência a garantir que, na hipótese de ser eleito, não acabará com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)”, disse, “Ele só admite englobar o Ministério da Pesca. Ora, com isso não se faz um superministério da Agricultura. A verdade é que os tucanos nunca reconheceram o MDA porque no tempo deles, a agricultura familiar ficava num segundo plano. Porque não diz o que vai fazer com o MDA? Falta coragem para assumir que pretende extingui-lo também?”

Bohn Gass lembra que em 2003, no primeiro ano de governo  do PT, o Orçamento deixado por FHC para a agricultura familiar era de R$ 2,3 bilhões. “Com Lula e Dilma, este valor chegou a R$ 25 bilhões, ou seja, cresceu mais de 1.000%. Criamos políticas inovadoras que hoje servem de modelo para o mundo e se tornaram essenciais para os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. Para nós, a agricultura familiar é uma prioridade porque é dela que vem 70% da comida que nos alimenta. E mais: trata-se de uma atividade estratégica para o combate das grandes crises mundiais, de alimentos, de energia e climática”, finaliza o parlamentar.

Da Redação da Agência PT de Notícias