Com Gleisi, eventos de pré-candidaturas do PT em MG mostram força do campo democrático
Depois de lançar Dandara Tonantzin à prefeitura de Uberlândia na sexta (17), presidenta do PT passou por Governador Valadares, Ipatinga e Araçuaí, ao lado da secretária de Finanças Gleide Andrade
Publicado em
A força das pré-candidaturas petistas, o grande arco de alianças para as eleições municipais e a garra da militância ficaram evidentes nas agendas da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, neste fim de semana em Minas Gerais, e confirmam a consolidação do campo democrático para avançar e derrotar a extrema direita em Minas e no Brasil.
Depois de lançar a deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) à prefeitura de Uberlândia na noite de sexta-feira (17), Gleisi visitou mais três cidades. Na manhã de sábado (18), ela foi a Governador Valadares fazer o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) à prefeitura.
À tarde foi a vez de Ipatinga, onde ocorreu o lançamento da pré-candidatura da ex-vereadora Lene Teixeira (PT), da assistente social Júlia Restori (PT) à prefeitura de Coronel Fabriciano e do vereador Vinícius Bim (PT) para a disputa em Timóteo. No domingo (19), Gleisi encerrou a visita a Minas com o evento da pré-candidata Dra Rita (PT) em Araçuaí.
LEIA MAIS:
Gleisi reforça nome de Dandara à prefeitura de Uberlândia, prioridade nacional do PT
“Mais do que o direito de ganhar uma eleição nós temos o dever impedir a extrema direita de voltar a governar esse país. É um dever histórico. Com a eleição de 2024 teremos um retrato de quantos candidatos o PT e o campo democrático elegeram. É esse campo que vai estar conosco nas eleições de 2026, por isso é muito importante, onde a gente não tiver candidatura, apoiar a candidatura desse campo democrático, porque isso vai fortalecer a nossa luta para 2026, vai dar condições da gente fazer enfrentamento com a extrema direita”, enfatizou Gleisi.
Em sua fala no evento em Valadares, Gleisi lembrou que a cidade já foi governada pelo PT com Elisa Costa e disse ter certeza da eleição de Leonardo Monteiro.
“A direção nacional do PT está contigo, a sua candidatura é uma das candidaturas prioritárias para o PT Nacional”, salientou a presidenta do PT, ao pedir que a militância ajude a eleger “uma ótima bancada de vereadores e vereadoras da coligação”.
Gleisi destacou a vasta experiência do deputado Leonardo Monteiro e sua estreita ligação com a gestão federal. “Ele tem muita experiência em Brasília, conhece os meandros do governo federal, o presidente Lula o conhece do movimento sindical, há uma ligação muito grande. O governo federal ajuda todas as prefeituras mas, quando tem uma afinidade política, consegue levar de forma mais rápida os projetos”, disse Gleisi.
LEIA MAIS:
PT homologa mais 31 candidaturas e alianças em cidades com mais de 100 mil eleitores
Aliança em Valadares tem seis partidos
Ao lado do deputado federal Odair Cunha (PT-MG), do presidente do PT de Minas, Cristiano Silveira, da ex-prefeita de Valadares, Elisa Costa, do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli e do presidente estadual do PCdoB, Wadson Ribeiro, Gleisi falou da importância da aliança para eleger Leonardo Monteiro prefeito que tem seis partidos: PT, PV e PcdoB, da Federação Brasil da Esperança, Rede e Psol e também o PDT.
“Esses partidos são a sustentação do núcleo democrático do movimento que fizemos em favor do presidente Lula. Temos que manter essa união para chegar firmes e reeleger o presidente Lula em 2026.
Leonardo Monteiro também reconheceu a importância da coligação, pediu empenho para a renovação da Câmara e destacou que a cidade terá dois prefeitos.
“É necessário mudar a prefeitura e mudar a Câmara de Vereadores. Com meu vice, dr. Luciano teremos dois prefeitos. Ele é ex-vereador e vai nos ajudar a reorganizar a saúde, que está destruída. O hospital municipal está em estado de calamidade e precisamos recuperar a atenção primária de saúde”, apontou.
Candidaturas representativas no Vale do Aço
Em Ipatinga, junto com Gleide Andrade, secretária nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleisi acompanhou o encerramento da reunião do projeto “PT – Em cada canto, um Brasil mais feliz” e, no evento de lançamento de várias pré-candidaturas da região, destacou que a eleição para o Legislativo é tão importante quanto para o Executivo.
“Um prefeito e uma prefeita eleitos precisam de vereadores, assim como o presidente da República precisa de deputados, senão a gente vai ficar dependendo sempre do campo alheio”, observou.
Pedagoga e vereadora por quatro mandatos, Lene revelou que na caminhada de sua pré-candidatura à Prefeitura de Ipatinga, a cada reunião que participa se enche de esperança, orgulho e certeza de um futuro melhor para a cidade.
“Nossa bancada na Câmara será muito melhor e maior”, assinalou. “Vamos ganhar as eleições. O PT deu a Ipatinga o seu melhor prefeito, que foi Chico Ferramenta”, rememorou.
Júlia Restori, assistente social da Prefeitura de Ipatinga, é pré-candidata à Prefeitura de Coronel Fabriciano e falou do comprometimento com o PT e com o resgate da sua história de lutas na região.
LEIA MAIS:
PT homologa candidaturas e alianças em 64 municípios com mais de 100 mil eleitores
“É uma história de construção e de gestão pública que mudou a cara de Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga”, ressaltou. Ela foi responsável pela implementação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) em cidades do Vale do Aço.
Vereador pelo PT em Timóteo e servidor público há 23 anos, o pré-candidato Vinícius Bim afirmou que vivencia diariamente as lutas e as dificuldades do povo diante de má gestões e mau uso dos recursos públicos.
Confira a galeria de fotos da agenda em Minas abaixo (fotos: Vinícius Magalhães e Samuel Consentino).
“Não temos o direito de nos colocarmos na zona de conforto, precisamos construir um futuro mais adequado. É por isso que a gente se coloca como candidato, com muito orgulho, do time do Lula e temos certeza que vamos construir o melhor projeto”, sintetizou.
A força da militância muda um país
Assim como em todas as cidades que visitou, Gleisi agradeceu a resistência, força e coragem da militância.
“Se nós subimos a rampa do Palácio do Planalto com presidente Lula é porque a militância não envergou e sim lutou, teve coragem e enfrentou todos os problemas durante os últimos anos. Eu tenho o maior orgulho de presidir um partido como PT, de ter aliados com os partidos que a gente tem e que o fizeram a luta. Se estamos de novo governando o Brasil isso se deve à coragem de vocês. Diziam que a gente não ia conseguir; nós conseguimos e voltamos”, exaltou Gleisi.
Diante da militância de Araçuaí, que elegeu a primeira prefeita do PT em Minas, Maria do Carmo Ferreira (Cacá) nas eleições de 1996, Gleisi lançou a pré-candidata Dra Rita, que foi vice-prefeita de 2013 a 2020, é médica pediatra e foi e secretária de Saúde de 2018 a 2020.
Para Gleisi, os opositores do PT nunca consideraram que o partido nasceu na luta. “Nós nascemos por uma causa e quando a gente tem uma causa e a gente acredita, é muito difícil alguém nos parar. Graças à determinação do presidente Lula e à coragem da nossa militância, a gente venceu todos aqueles percalços e eles tiveram que admitir que o PT é um partido forte, que o PT tem presença e que o PT iria eleger de novo presidente da República”, concluiu, agradecendo novamente a militância.
Ao apresentar a chapa de pré-candidatos a vereador que tem o apoio da Rede, Dra Rita se comprometeu com a retomada dos programas sociais, com a transparência na gestão em com a colocação dos interesses do povo no centro das decisões.
“Vamos sim retomar os programas para o povo. A única razão de existir de um prefeito, de um governante, são as pessoas, o povo. A presença de Gleisi e Gleide aqui mostram a importância e o carinho que o presidente Lula tem com o nosso nome”, salientou, ao comunicar que o presidente deve visitar Araçuaí este ano.
Da Redação