Combate às desigualdades no Brasil é exemplo para a França

Ministra dos Assuntos Sociais, da Saúde e dos Direitos das Mulheres da França, participou de encontro com ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello

O Brasil é modelo de políticas sociais para a Europa. “Queremos conhecer as experiências brasileiras de combate à pobreza para nos ajudar a qualificar as políticas sociais na França”, afirmou a ministra dos Assuntos Sociais, da Saúde e dos Direitos das Mulheres da França, Marisol Touraine, nesta quarta-feira (22) durante visita ao País.

Em reunião com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a ministra francesa entendeu como o Brasil está construindo uma verdadeira rede de proteção social, com acesso à renda e ampliação de oportunidades.

“Estamos trabalhando para construir esta rede, fazendo com que o Estado assuma e cumpra sua responsabilidade”, destacou Tereza Campello.

Para Marisol Touraine, a crise na Europa ampliou o empobrecimento da população e, portanto, há a necessidade de desenvolver novas ações para apoiar essas pessoas.

“A rede social pública que temos hoje na França foi criada, em um momento de crise, no pós-guerra, para proteger a democracia, garantindo a coesão social”, lembrou.

Os destaques da reunião foram os programas Bolsa Família e Brasil Sem Miséria. “O Bolsa Família foi criado para atender a uma ampla parcela da sociedade que estava descoberta de políticas de seguridade. São pessoas que trabalham, mas cuja renda é baixa, mantendo-os na pobreza”, destacou Tereza Campello.

A ministra brasileira explicou a evolução do programa de complementação de renda nestes 12 anos e demonstrou os importantes resultados na área da Saúde, como a redução de 46% na mortalidade infantil por diarreia e de 53% por desnutrição.

Os impactos na educação das crianças e jovens mais pobres também foi lembrado. “Ao acompanhar 17 milhões de alunos que recebem o Bolsa Família, reduzimos em 41% a desigualdade educacional”, ressaltou.

Tereza Campello apresentou à ministra francesa como as iniciativas do Brasil Sem Miséria, lançado em 2011, somaram esforços aos objetivos do Bolsa Família, integrando diversas iniciativas de inclusão produtiva e de acesso a serviços, a partir do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

“Ainda temos uma parcela da população que precisamos convencer da importância do investimento na população mais pobre, na construção dessa rede de proteção social”, disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A ministra francesa afirmou que o mesmo ocorre em seu país. “Política social se faz apenas com vontade política”.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast